Pular para o conteúdo

Educação financeira foi tema de palestra nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa

Com foco em finanças e controle de gastos, a palestra ministrada pelo consultor financeiro Kildo Melo, ocorreu nesta sexta-feira (28) no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O evento foi realizado pela Escolegis (Escola do Legislativo) e direcionado aos servidores da Casa. A população também pôde acompanhar a transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal 57.3, e nas redes sociais do Parlamento.

Com a pandemia da covid-19, o número de endividados no Brasil, em 2021, aumentou. É o que apontam os dados divulgados pela Confederação Nacional de Comércio (CNC). Em janeiro deste ano o país atingiu o percentual de 66% de brasileiros que possuem algum tipo de dívida.

Em Roraima, cerca de 79% das famílias possuem alguma dívida, e boa parte desses endividamentos estão relacionados ao uso do cartão de crédito, financiamento de casa e carnês de loja, segundo dados divulgados no mês de abril pela Fecomércio/RR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima).

Para que as pessoas aprendam a lidar com as finanças, em 2020 foi criada a Lei 1428/20 de autoria da deputada Catarina Guerra (SD). A legislação instituiu o Programa Estadual de Educação Financeira Escolar e a Semana Estadual de Educação Financeira, a ser realizada anualmente na última semana do mês de maio. A Lei ainda estipula que os alunos da rede pública estadual de ensino recebam noções da matéria, por meio de conteúdos práticos e interativos.

De acordo com a parlamentar, é importante discutir questões desse tipo com todos, evitar que o número de endividados em Roraima aumente ainda mais. “Nesta semana em que é celebrada a Semana Estadual de Educação Financeira, nós trouxemos essa palestra para informar aos nossos servidores e também a população com exercícios e assuntos que nos fazem despertar em relação ao endividamento”, explicou Catarina.

O professor especialista em educação financeira, Kildo Neto, durante a palestra listou passos importantes para conquistar uma estabilidade financeira, como: um bom levantamento familiar, se manter dentro de um orçamento mensal, acompanhar as despesas líquidas e poupar para horas de emergência. “As pessoas precisam ter o hábito de buscar conhecimentos sobre educação financeira. Somente com a organização é possível alcançar os objetivos”, destacou.

Com a palestra, o assessor parlamentar, Simeão Wanderley, pretende pôr em prática as orientações para ter um controle maior sobre os gastos mensais. “Organizar os gastos em uma planilha é o que a gente deve sempre fazer, para ver onde estamos gastando mais, para evitar que tudo vire uma bola de neve”, disse.

Cartilha Informativa 

O controle e corte de gastos nem sempre é uma atividade prazerosa, mas quando realizada de forma consciente pode gerar ótimos resultados a curto, médio e longo prazo. Este é o foco principal da cartilha educativa ‘Educação Financeira: ‘Aprenda a cuidar do dinheiro para conquistar seus sonhos’. O material foi lançado esta semana pela deputada Catarina Guerra, e está disponível para download no link: catarinaguerra.com.br/phocadownload/financeira.pdf. “Nós compilamos informações através de pessoas capacitadas do nosso Estado para trazer informações, dicas, exercícios e alertas, para que todos fiquem bem informados sobre o assunto”, finalizou.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Tiago Orihuela 

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas