Renan pede que Governo Federal acolha brasileiros em situação de vulnerabilidade social

Da tribuna, o deputado Renan (Republicanos) destacou as ações sociais do Governo do Estado, que contam com emendas e a fiscalização dos deputados da Casa.  Renan também, citando o exemplo de uma família roraimense que foi desabrigada, fez um apelo para que o Governo Federal se volte aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social, e não apenas à crise migratória venezuelana.

O deputado denunciou uma “situação crítica” vivenciada por uma família formada por um casal e seis filhos, que foi despejada. O caso comoveu o parlamentar e a população em geral. “Ontem, pelas redes sociais, soube que uma família foi despejada e precisou se abrigar numa quadra poliesportiva. Graças a Deus, com o apoio de várias pessoas, a gente conseguiu resolver o problema”, disse.

Em tom de desagravo, ao relatar a situação, ele pediu que o Governo Federal não se limite a trazer projetos que atendam apenas os venezuelanos em situação de rua. Ressaltou que há muitos brasileiros que sofrem diariamente com a falta de moradia digna e de segurança alimentar.

“Eu tenho certeza que se essa família tivesse ido na Operação Acolhida, eles não teriam encontrado abrigo. Então fica aqui o meu repúdio ao Governo Federal com relação ao tratamento dado aos brasileiros”, desabafou.

ALTO ALEGRE

O deputado lembrou da visita feita ao município de Alto Alegre no final de semana, na companhia do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (PCdoB), e dos deputados Gabriel Picanço (Republicados) e Tayla Peres (PRTB) para acompanhar as ações do Governo do Estado.

Os parlamentares participaram da entrega de cestas básicas pelo Governo do Estado às famílias de baixa renda, cuja situação foi agravada por conta da pandemia da covid-19. Acompanhado do governador Antonio Denarium (sem partido) eles visitaram as obras de infraestrutura que estão em andamento naquele município.

“O alinhamento entre o Executivo e o Legislativo é traduzido em benefícios para a população, como, finalmente, a recuperação da estrada do Taino, que era uma reivindicação de décadas da comunidade, e a entrega das cestas básicas e o auxílio da renda cidadã”, disse.

Para Renan, o governo estadual tem demonstrado sensibilidade com o social, sem descuidar das necessidades estruturais. “Além do social, o Estado tem levado desenvolvimento por meio do asfalto e da revitalização dos hospitais, como o de Mucajaí e de Iracema, fruto de indicações feitas por muitos deputados desta Casa”, ressaltou.

O deputado Gabriel Picanço também falou sobre a visita e agradeceu ao deputado pela fiscalização das ações governamentais e das indicações propostas, sobretudo, num momento crítico como a pandemia.

A deputada Betânia Almeida (PV) salientou que a união entre os poderes vem sendo sentida pelos roraimenses, pois tanto o governador quanto o presidente da Casa têm se sensibilizado com as indicações do parlamento.

Ao parabenizar o deputado pela preocupação com o social e a saúde, Jânio Xingu (PSB) lembrou que nesta quarta-feira acontece a inauguração do Hospital de Amor, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A inauguração desta unidade de saúde é um marco na história do Estado, e segundo Renan, é de muita relevância para os roraimenses, que a partir de agora terão acesso ao tratamento das doenças oncológicas dentro do Estado, numa instituição de referência como o Hospital de Amor.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Tiago Orihuela