Pular para o conteúdo

Yonny Pedroso convida população roraimense para doar sangue

A importância da doação de sangue foi pauta nesta quarta-feira (2) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A deputada Yonny Pedroso (SD) usou a tribuna para falar da necessidade de se doar sangue para salvar mais vidas. Em âmbito estadual, a parlamentar é responsável pela criação da Lei 1.361/19 que instituiu a campanha “Junho Vermelho”, que incentiva as pessoas que moram no Estado a serem doadoras de sangue.

Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

A Lei nº 1.361/19 faz parte do calendário oficial de eventos do Estado desde 2019. Dados mostram que o mês de junho é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue, por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil.

Além da proximidade das férias escolares, quando muitas famílias viajam, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

Segundo dados apresentados pela parlamentar, menos de 2% da população no país doa sangue regularmente. “O sangue é insubstituível e a doação é a única forma de ajudar as pessoas que necessitam dele. Trago estas informações para dizer que o Hemocentro de Roraima precisa urgentemente de doadores”, disse.

A parlamentar destacou a ação realizada pela a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR) no dia primeiro de junho, e citou que as doações feitas no Hemocentro atendem as unidades hospitalares de Roraima, públicas e privadas, da Capital e do interior. “Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Não existe tipo certo de sangue porque há uma necessidade de todas as tipagens sanguíneas”, afirmou.

Yonny também convidou todos os servidores do Poder Legislativo para no próximo dia 14 de junho, Dia Mundial da Doação de Sangue, para que todos possam doar sangue. Ela estendeu o convite à população, pedindo que se tornem doadores de sangue, tendo em vista que foi anunciado o retorno das cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR), e que esse procedimento demanda um bom estoque de sangue no Hemocentro.

As pessoas que desejam doar sangue podem se deslocar até o Hemocentro de Roraima, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto, próximo ao Hospital Geral de Roraima. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Tiago Orihuela e Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas