Pular para o conteúdo

Assembleia Legislativa de Roraima debate políticas públicas e assistência para a juventude

Discussão de políticas públicas voltadas para juventude de Roraima e medidas de combate ao uso de drogas foram tema de audiência pública realizada nesta segunda-feira (14), no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Esta é a segunda vez que o Poder Legislativo promove discussões para dar voz  à juventude roraimense. O deputado Éder Lourinho (PTC), é membro da Comissão de Cultura e Juventude e foi responsável pela solicitação do debate público.

O parlamentar enfatizou a importância dos poderes atuarem na proteção das crianças e jovens. “Os jovens precisam ter acesso a educação, esporte e lazer. Durante esta audiência firmamos o compromisso de destinar emendas para auxiliar na promoção de políticas inclusivas, voltadas para valorização aos jovens do Estado e no combate e prevenção contra o uso de drogas”, disse.

O evento teve a presença da secretária Nacional da Juventude (SNJ), Emilly Rayanne Coelho Silva, órgão ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que visitou o Estado pela primeira vez. Segundo a representante, a pandemia acentuou as desigualdades entre os jovens no Brasil. “Infelizmente o número de jovens desempregados é de quase 28% no país. Nós buscamos promover a qualificação destes jovens e a inclusão tecnológica”, destacou.

De acordo com dados apresentados pela secretária, o Brasil possui cerca de 47,2 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos. “Além de pensar no futuro da nossa juventude, precisamos elaborar políticas públicas que proporcionem a eles uma qualidade de vida hoje, no presente”, acrescentou.

A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), é presidente da Comissão de Assuntos Indigenistas e destacou a necessidade de investir em educação, cultura e esporte, para crianças e adolescentes. “Nós temos que valorizar o trabalho das instituições públicas que auxiliam na proteção e valorização da juventude. Além disso, é importante o incentivo ao esporte e cultura no Estado”, ressaltou.

A deputada Tayla Peres (PRTB), citou a necessidade de geração de emprego para os jovens. A parlamentar lembrou a Lei nº 1.349, aprovada em 2019 e proposta por ela, que assegura a criação de um programa que inclui um banco de empregos e oferta de cursos de qualificação para este público. “Muitos jovens de Roraima desejam conquistar o primeiro emprego, mas falta oportunidade por parte dos contratantes”, frisou.

O presidente do Conselho da Juventude de Roraima, Roger Wyllyam, destacou a necessidade da união dos poderes para promover a proteção, inclusão e valorização da classe jovem de Roraima. “A juventude roraimense é ampla e diversa. Nós buscamos aqui a garantia de direitos que nos proporcione um crescimento”, acrescentou.

Autoridades dos Poderes Judiciário e Executivo estadual e municipal, além de organizações de movimentos sociais e estudantis, Conselho Tutelar e demais órgãos ligados aos direitos da juventude também participaram da audiência pública. A população pôde acompanhar o debate pela TV Assembleia (canal 57.3) e nas redes sociais do parlamento.

Junho  Branco

Este mês é dedicado ao combate e prevenção ao uso abusivo de drogas. No dia 26 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao uso de drogas. Durante a discussão sobre o tema na Casa Legislativa, a diretora da casa terapêutica feminina Impacto, Márcia Marques, salientou a necessidade de as instituições promoverem o debate em questão. “Nós levamos palestras para escolas e locais públicos. O uso de drogas causa diversos problemas sociais, psíquicos e no organismo. A prevenção é a melhor forma de evitar problemas como este na sociedade jovem”, ressaltou.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Eduardo Andrade/ Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas