Servidores da ALE-RR aderem à campanha “Sou servidor, sou doador”

“Salvamos vidas e incentivamos outras pessoas que nunca doaram a doar. É um gesto de amor e solidariedade”. Foi assim que a servidora, Priscila de Lima Silva, 28 anos, tirou o dia para realizar um gesto que virou rotina. Sempre que completa três meses da última doação de sangue, Priscila se dirige até o Hemocentro para doação e assim renovar o estoque. O sentimento de compaixão foi o mote do lançamento da campanha “Sou Servidor, sou Doador” da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), no Hemoraima (Hemocentro de Roraima), nesta segunda-feira (14).

A campanha seguiu todas as diretrizes sanitárias contra a covid-19 e levou dezenas de servidores, logo cedo, ao Hemoraima.  Eles aguardavam ansiosos pela doação, que vai acontecer até as 18h de hoje. Primeiro, o doador passa por uma triagem e logo após é levado ao setor de captação. O procedimento é rápido, cerca de 10 minutos, e indolor.

“Não dói nada, a gente nem percebe, pois é super rápido. Quis atender ao chamado da ALE por entender a importância da doação. Salvamos vidas, ajudamos quem precisa e fico muito feliz em poder contribuir. Recomendo a todos que venham fazer parte desse momento de solidariedade”, afirmou a servidora do Cerimonial da ALE-RR, Lena Fagundes.

A gerente de Captação e Doação de Medula Óssea do Hemoraima, Juliane Uchoa, ressalta a necessidade permanente da doação e a parceria com a ALE na promoção de campanhas de incentivo à doação.

“A parceira vai reverter a situação do nosso estoque, pois a gente sabe que neste período de chuva aqui na região Norte, acaba atrapalhando o doador a sair de casa para poder comparecer à unidade. Agradecemos imensamente a parceria e contamos também com a ajuda da população para que doem não somente hoje, mas todos os dias”, destacou.

LEIS

No dia 14 também se comemora o Dia Estadual do Doador de Sangue, instituído pela Lei nº 1.014/15, data que celebra e homenageia os doadores de sangue. Criada pelo deputado Jalser Renier (SD) e o ex-deputado Naldo da Loteria, a Lei propõe que na data se promova palestras, propagandas e campanhas visando conscientizar a população e ampliar o acesso às ações de coleta e doação de sangue.

E para legitimar a data, o parlamento também instituiu a Lei 1.361/19, que cria o “Junho Vermelho”, ação emblemática e que incentiva as pessoas que moram no Estado a serem doadoras de sangue. A Lei é de autoria da deputada Yonny Pedroso (SD) que mobilizou os servidores do gabinete para incentivar a doação e destacou a importância do gesto.

“O sangue é insubstituível e a doação é a única forma de ajudar quem mais precisa. Se você tem boa saúde, vá até o Hemocentro e faça sua doação, não somente neste dia, mas em todos os dias do ano. Doe vida, doe sangue”, destacou a parlamentar.

Em 2019 foi sancionada a Lei nº 1.325/19 que dá incentivos aos doadores de sangue, como pagamento de meia entrada (50%) em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer mantidos pelas entidades e órgãos da administração direta e indireta do Estado, além de atendimento preferencial e prioritário em estabelecimentos comerciais, bancos, correspondentes bancários, cartórios, eventos culturais e lotéricas. A Lei é de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB) com o deputado Jalser Renier.

Já a Lei nº 169/1997, de autoria do ex-deputado Célio Rodrigues Wanderley, concede aos doadores cadastrados junto ao Hemocentro e nos Programas Sociais da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), os seguintes benefícios sociais: uma cesta básica; 20 vales-transportes e uma passagem em transporte intermunicipal, de ida e volta, no trecho Boa Vista para a residência do doador; e exames ambulatoriais e hospitalares com prioridade no atendimento.

E a Lei nº 273/2000, de autoria da ex-deputada Suzete Mota, assegura o controle de qualidade do sangue, hemocomponentes e hemoderivados, na unidade de saúde do Estado, preconizando o cumprimento das normas de saúde e sanitárias, tais como a realização dos testes diagnósticos mínimos.

MUNDO

Neste dia, comemora-se também o Dia Mundial do Doador de Sangue, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que visa incentivar a prática entre os não- doadores sobre a importância do ato. Katiana Viana celebra com seriedade esta data.

“Levamos esperança para as pessoas que precisam e acredito que a população tem que se conscientizar de que a doação de sangue é um ato simples, mas de muito louvor”, afirmou a servidora da ALE.

Os servidores que ainda não doaram podem se dirigir ao Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.

PORTARIA

O Ministério da Saúde lançou, em 2011, uma Portaria para regulamentar os procedimentos técnicos da hemoterapia. O documento regula a atividade de acordo com princípios e diretrizes da Política Nacional de Sangue, componentes e hemoderivados, no que se refere à captação, proteção ao doador e receptor, coleta, processamento, estocagem, distribuição e transfusão, de seus componentes e seus derivados, originados do sangue humano para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Tiago Orihuela