Parlamentares estaduais acompanham entrega de benefício social a moradores de Normandia

Cerca de 2600 famílias de Normandia receberam cestas básicas e alguns moradores foram contemplados com cartões bancários no valor de 200 reais  para a aquisição de alimentos. O evento ocorreu neste sábado (19), no ginásio municipal. A ação, que é desenvolvida pelo Governo de Roraima, foi acompanhada pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Marcelo Cabral (sem partido) e pelos parlamentares Lenir Rodrigues (Cidadania), Catarina Guerra (SD), Gabriel Picanço (Republicanos) e Chico Mozart (Cidadania).

Além da população da sede, os moradores das comunidades do Napoleão e da Raposa 1  foram atendidos pela ação social. A estimativa é que até o final do programa sejam entregues 350 mil cestas básicas em todo o Estado de Roraima. A cesta oferecida às pessoas  possui 48 itens e é suficiente para alimentar famílias com pelo menos cinco membros.

Com o intuito de expandir os atendimentos à população do interior do Estado, durante este momento de crise, o Poder Legislativo aprovou o Projeto de Lei (PL nº 078/2021) de autoria do Executivo que alterou a Lei nº 1386/2020 para a expansão do programa Renda Cidadã. O deputado Marcelo Cabral, reforçou que a união dos poderes garante amparo à população durante este período de crise. “Nós levamos dignidade às famílias, que são os maiores beneficiados por este programa”, disse.

O governador Antônio Denarium afirmou que o Programa Cesta Da Família é o maior já realizado em Roraima. “Milhares de famílias são beneficiadas. O nosso objetivo é garantir comida na mesa do povo roraimense durante a pandemia”, destacou.

Letícia Silva, de 73 anos, foi uma das contempladas benefício social.  A aposentada conta que a ajuda chegou em boa hora e em especial destacou um item que tanto gosta.  “Eu tô feliz de receber esta cesta, vai ajudar na minha alimentação. Vou poder comer um bom feijão”, comemorou.

Cerca de 11.500 pessoas vivem em Normandia, e o município está no ranking dos lugares do Brasil, com o maior número de indígenas em termos proporcionais, que vivem na cidade. De acordo com o prefeito de Normandia, Dr. Raposo (PSD) a ajuda possibilita aos normandienses uma boa alimentação, principalmente àquelas de baixa renda. “Sabemos que as fortes chuvas tem causado prejuízo à região, ainda temos que lidar com impactos da covid-19 que afeta a economia das famílias”, avaliou.

Kit Merenda escolar

Durante o evento foram distribuídos kits de merenda escolar aos estudantes da região. A aluna Ludimila Souza, de 16 anos, faz o nono ano e vive com a mãe e outros dois irmãos. “Esta cesta chegou em boa hora, estamos sem aula e sem poder ir à escola e isso vai ajudar na nossa alimentação”, afirmou.

A deputada Catarina Guerra (SD) frisou a importância de  levar este tipo de atendimento à população do interior, sobretudo neste momento de fortes chuvas. “Nós temos dado esse suporte a estas famílias que tanto solicitaram este apoio. A gente acompanha com muita alegria a assistência que o governo dá às comunidades indígenas e à população em geral”, destacou.

O deputado Gabriel Picanço acompanhou todo o evento e afirmou o compromisso que o Estado tem com toda a população. “Nós somos o único Estado do país a levar cestas básicas para todas as famílias carentes”, ressaltou.

O deputado Chico Mozart acompanhou o atendimento aos moradores de Normandia, e se comprometeu a auxiliar na destinação de emendas para o município. “Temos destinado emendas individuais para auxiliar na melhoria da vida das pessoas que vivem aqui”, destacou.

Atendimento à população

Os moradores tiveram atendimento médico e de beleza levados pela carreta da Saúde da Mulher. A Defensoria Pública Estadual (DPE), esteve presente e levou às comunidades indígenas serviços jurídicos como a emissão de segunda via de Registro Civil e cumprimento de sentença de alimentos.

O evento ainda teve a participação de diversas autoridades como a secretária de Educação, Leila Perussolo, o secretário de saúde, Airton Cascavel, o presidente do Instituto de Previdência de Roraima (Iperr), José Haroldo, a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB), e o senador da república Telmário Mota (PROS).

Texto: Bruna Gomes

Foto: Eduardo Andrade