Escolegis comemora 18 anos homenageando àqueles que são parte de sua trajetória

Numa Sessão Especial híbrida – remota e presencial – a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) celebra nesta quinta-feira (24), às 10h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, o aniversário de 18 anos da Escolegis (Escola do Legislativo). Na cerimônia serão homenageados àqueles que contribuíram decisivamente para a consolidação da instituição.

Escolegis foi criada em 2003, pelo ex-deputado estadual e atual senador, Mecias de Jesus (Republicanos), com o intuito de trazer qualificação, permanente e continuada, aos servidores do legislativo. Atualmente, além de contribuir com o aperfeiçoamento do seu público interno, a instituição aproxima a sociedade do Parlamento roraimense, especialmente dos jovens, na oferta gratuita de cursos, seminários e debates educativos e direcionados ao mercado de trabalho, como destaca o presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).

“A Escolegis é uma ferramenta do Poder Legislativo que leva conhecimento, principalmente aqueles mais necessitados, mais carentes, que buscam uma qualificação profissional, em especial nossos jovens”, ressaltou.

Para a presidente da instituição, deputada Catarina Guerra (SD), a comemoração deste aniversário, em plena pandemia, demonstra a capacidade da instituição de se reinventar, a fim de continuar a servir à sociedade. “Esta é uma data especial, que traz felicidade e orgulho em perceber o quanto a Escolegis se desenvolveu ao longo do tempo. Um exemplo foi a pandemia, onde tivemos que nos adaptar a uma plataforma de ensino a distância e assim continuar a missão de formar e aperfeiçoar os servidores e a comunidade”, salienta.

Com uma grade diversificada, que abarca desde cursos para o setor de serviços/turismo, educação, informática, idiomas até preparatórios para concursos públicos e vestibulares, Soldado Sampaio destaca que a Escolegis também firma parcerias com os municípios, participando ativamente da melhoria do serviço público prestado pelo Estado.

“Temos as ações da Escolegis voltadas ao nosso servidor, mas também das câmaras de vereadores, pois sempre buscamos parcerias com as câmaras. Hoje tanto os servidores do legislativo municipal e estadual podem ser atendidos por esses serviços prestados pela instituição”, acrescenta o presidente Sampaio.

Ao orientar sua atuação em consonância com as demandas do povo e ao prezar pela qualidade do serviço público, a Escola do Legislativa de Roraima se consolida como um elo efetivo entre o Poder Legislativo e a sociedade, contribuindo diretamente para o adequado funcionamento da democracia com resultados concretos para a coletividade.

Nesse sentido, quem quiser prestigiar a cerimônia de maior idade da Escolegis, basta sintonizar, a partir das 10h, na TV Assembleia (57.3) e/ou nas redes sociais do Poder Legislativo, Facebook e YouTube (assembleiarr).

O evento será presidido pela deputada Catarina Guerra e contará com a participação, virtual ou presencial, de autoridades governamentais, prefeitos, parlamentares estaduais e federais, autoridades do judiciário, Exército, antigos e atuais colaboradores da Escolegis, além de representantes da sociedade civil.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Tiago Orihuela