Pular para o conteúdo

Escolegis comemora quase duas décadas de serviços prestados à comunidade

A cerimônia de comemoração dos 18 anos da Escola do Legislativo (Escolegis) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi marcada por emoção e histórias de luta e engajamento. Personagens que fizeram parte da trajetória do órgão foram homenageados. A abertura da Sessão Especial híbrida, foi realizada pelo presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), que recepcionou autoridades e homenageados e, em seguida passou a palavra para a atual presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (SD), para condução da cerimônia.

O aprimoramento da participação cidadã nas ações da Escola foi consolidado nestes 18 anos de atuação, como ressaltou o presidente Soldado Sampaio. “Ao longo de todos esses anos, vimos a escola crescer e se estabilizar na área da educação e vimos que a sociedade se uniu a nós. Cada um de nós avançou de alguma maneira e temos certeza de que as parcerias são importantes, como sempre temos com o Governo do Estado, Defensoria [Pública], Ministério Público e Universidades”, destacou.

Sampaio destacou ainda que a Casa Legislativa reafirmou, nessas quase duas décadas, o compromisso irrestrito com a Educação, responsável por nortear a vida dos cidadãos. “Somos todos frutos da educação e temos muito orgulho de fazer parte dessa história. A Escolegis dá ferramentas para melhorar as condições de vida dos nossos alunos e garante oportunidade de crescimento, em todas as áreas”, disse.

HISTÓRIA

Em 2021, ano em que a Escolegis comemora 18 anos de atuação em Roraima, mais de 35 mil pessoas já passaram por algum tipo de atividade de formação e educação para a cidadania, por meio de cursos, palestras, seminários e projetos educativos. No início dos trabalhos, o órgão atendia somente o público interno e com o passar dos anos, o braço social ganhou forma e se solidificou no mercado, como explica a deputada Catarina Guerra.

“É um momento emocionante, pois a Escolegis está atingindo a maturidade com uma responsabilidade muito grande e tamanho reconhecimento pelo povo de Roraima. Ofertamos diversos cursos, buscando a inclusão social, além de atender também os nossos servidores, de outros órgãos e instituições parceiras. A Escolegis está se fortalecendo cada vez mais, está aproximando pessoas e está cumprindo seu papel social. Agrademos a todos que passaram por aqui e deixaram suas marcas e fizeram tudo isso dar certo”, destacou.

A atual diretora da Escolegis, Fabíola Chaves, destaca a importância de homenagear os personagens deste evento. “É um imenso prazer homenagear essas pessoas tão ilustres e que fizeram parte de uma história de sucesso. São pessoas capacitadas e comprometidas com o crescimento da escola. Todas elas são responsáveis por esse sucesso”, afirmou.

O deputado Nilton Sindpol (Patri) exaltou o papel da mulher na história da Escola do Legislativo. “O empoderamento da mulher à frente da Escolegis só nos mostra as quão competentes elas são e esse é o novo cenário em que vivemos. Elas atuam com muita competência e dedicação”, salientou.

Já o deputado Chico Mozart (Cidadania) destacou a relevância da Escolegis na formação política e social da comunidade. “Estamos diante de excelentes profissionais e que atuaram de forma brilhante frente o órgão. É um trabalho edificante e que forma cidadãos de bem, baseado sempre na educação e capacitação”, destacou o parlamentar.

HOMENAGENS

Durante a solenidade, a Escolegis entregou placas homenageando servidores e colaboradores que atuaram desde a sua fundação. Os agraciados foram: o atual presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio; e a atual presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra. Homenageados também, o primeiro presidente da Escola, ex-deputado Vantan Praxedes;  as servidoras da ALE-RR, Adriana Cruz – primeira diretora da instituição; Maria Aurilena de Lima Fagundes – professora palestrante; e Maria do Perpetuo Socorro Marques – professora palestrante; e o ex-servidor da Casa, João de Carvalho; professor palestrante.

Vantan Praxedes, deputado da 4ª legislatura (2003-2006), primeiro presidente da Escolegis, se emocionou ao relembrar da criação do órgão. “Sou muito grato por ter passado por essa experiência tão enriquecedora. Lembro que à época, foi tudo muito difícil fazer esse trabalho, mas conseguimos direcionar a escola ao ensino que o estado necessitava. Vejo com bons olhos e alegria, o trabalho excepcional da Catarina Guerra está realizando e fico feliz em saber que o trabalho que começamos está sendo feito hoje com muito profissionalismo”, comemorou.

Também foram homenageados e receberão a placa posteriormente, o criador da Escola do Legislativo, o ex-presidente da ALE-RR, senador Mecias de Jesus; além dos ex-presidentes da Escolegis, Raul Lima; deputada Angela Águida Portella (PP); deputado Jalser Renier (SD); além do servidor do legislativo estadual Taylor Nunes – primeiro coordenador Pedagógico e professor da instituição entre os anos de 2005 a 2010;  e o presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativos), Florian Augusto Coutinho Madruga.

Além do presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio, da presidente da Escolegis Catarina Guerra, e dos deputados Chico Mozart, Nilton Sindpol, Gabriel Picanço (Republicanos) e Aurelina Medeiros (Pode), a sessão especial contou com a participação  da secretária de Educação, Leila Perussolo, representando o governador Antonio Denarium (sem partido), do defensor público geral, Stélio Dener, subprocurador-geral de Justiça, Fábio Stica, representando a procuradora-geral do Ministério Público (MP-RR), Janaína Carneiro, do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), conselheiro Manoel Dantas, da reitora da Univirr (Universidade Virtual de Roraima), Elísia Martins, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB Roraima), Ednaldo Vidal e do comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada, Adriano Fructuoso.

Participaram de forma remota o reitor da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Regys Freitas e os prefeitos de Normandia e Uiramutã, Dr Raposo (PSD) e Tuxaua Benisio (Rede), respectivamente. Antigos e atuais colaborares da Escolegis também marcaram presença no evento, tanto presencialmente, respeitando as medidas sanitárias ou acompanhando ao vivo, pelas transmissões da TV Assembleia – canal 57.3, Rádio Assembleia 98.3 FM e redes sociais da ALE-RR.

MAIS PARCERIAS

Durante o evento, o presidente Soldado Sampaio e Catarina Guerra, assinaram um Termo de Cooperação Técnica com a Univirr e Defensoria Pública do Estado, para realização de curso de capacitação para servidores do município de Uiramutã e servidores da Defensoria, respectivamente.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Jader Souza, Marley Lima e Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas