Três mil famílias em Uiramutã são beneficiadas com ação social

Uiramutã, município distante 319 quilômetros da capital Boa Vista, tem uma população estimada de 11 mil habitantes e muitas em vulnerabilidade social. Nesta terça-feira (13), três mil famílias foram beneficiadas com o “Cesta da Família”. A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem aprovado leis e acompanhado a execução das ações que beneficiam famílias com problemas financeiros ocasionados pela pandemia da covid-19.

Além disso, os deputados têm atuado por meio de indicações parlamentares para revitalização de escolas em todos os municípios do Estado. Uiramutã também foi contemplado com estas reformas. O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), ressaltou o papel importante do poder legislativo nas ações do governo.

“Estamos em sintonia com o Poder Executivo e auxiliamos na aprovação de Leis que beneficiem ao povo do nosso Estado. Aqui em Uiramutã as ações são de extrema importância e trazem mais esperança às famílias. Poder cumprir com nosso papel, nos deixa felizes, pois estamos aqui pela população do município”, disse.

Dona Maria, moradora da sede do município, recebeu satisfeita a cesta básica que vai ajudar a alimentar a família que cresceu, depois da morte da nora, em junho deste ano. Ao todo, 13 pessoas dividem o mesmo teto e o marido é o único com renda na casa. “Com a perda de minha nora, passei a ser a mãe do meu neto. A família agora tem mais um integrante e com a cesta básica que eu recebi, teremos mais comida na mesa”, explicou.

A comunidade Pedra Branca foi a primeira a receber as cestas básicas. Cerca de 340 estudantes receberam o Kit Merenda em Casa e kits de material escolar. Em seguida, uma cerimônia de entrega da Escola Joaquim Nabuco, única não indígena da região e que recebeu obras de revitalização.

A entrega das cestas e kits de material escolar também foram realizadas na comunidade Enseada. A escola Júlio Pereira, localizada na Comunidade do Uiramutã, distante a três quilômetros da sede, também foi revitalizada e entregue à população.

PARLAMENTARES

A ação, realizada nesta terça-feira (13), foi acompanhada também pelo vice-presidente, Marcelo Cabral (sem partido), o líder do governo, Coronel Chagas (PRTB), Lenir Rodrigues (Cidadania), Renan Filho (Republicanos), Nilton do Sindpol (Patri) e Gabriel Picanço (Republicanos), além do prefeito de Uiramutã, Benisio Roberto de Souza (Rede), o vice-prefeito, Geremias Souza Lima e parte de seu secretariado.

O vice-presidente, deputado Marcelo Cabral, afirmou que a entrega das cestas traz mais dignidade aos munícipes. “Essa ação do governo é muito importante, pois traz mais esperança e qualidade de vida aos moradores de Uiramutã, nesse momento difícil em que vivemos por conta da pandemia”, observou.

O líder do governo na ALE-RR, deputado Coronel Chagas destacou a importância do evento. “É muito bom poder vir ao município, somos sempre muito bem recebidos e essas ações sociais do Governo são importantes para as pessoas que mais precisam. A entrega da cesta garante segurança alimentar e traz mais tranquilidade ao povo”, ressaltou.

A deputada Lenir Rodrigues destacou o trabalho que vem fazendo dentro do município. “Temos uma atuação muito profunda em Uiramutã, já destinamos emendas, trabalhamos com os jovens e temos orgulho desse povo guerreiro, que luta pelos seus direitos com muita dignidade”, disse.

O deputado Nilton Sindpol acrescentou que as ações sociais auxiliam a população no momento mais crítico, desencadeado pela pandemia da covid-19. “Muitos ficaram sem trabalho e sem renda, causando impactos negativos. Com a doação da cesta, esse impacto diminui, pois, os mais vulneráveis terão comida na mesa”, explicou.

O deputado Renan externa o mesmo pensamento. “A pandemia deixou muita gente desamparada, mas com essas ações significativas do governo, muitas delas terão mais comida na mesa. E a família toda sai ganhando, pois, as crianças que estudam, recebem também um kit de material escolar e um kit merenda escolar”, salientou.

O deputado Gabriel Picanço falou sobre a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo. “O governo está de parabéns pela ação tão importante para a população de Roraima e nós, da Casa do povo, estamos sempre apoiando e auxiliando o Estado para o bem da coletividade”, destacou.

AGENDA

Os parlamentares também participaram de duas reuniões no município. A primeira com o governador Antonio Denarium (sem partido) e servidores do Estado para discutirem melhorias estruturais nas áreas institucionais da cidade. No final da tarde, outra reunião, desta vez com o vereador Professor Ribamar (Pros) e lideranças políticas locais, fechando a agenda de compromissos.

Dezenas de autoridades estiveram presentes no evento, dentre eles, o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, secretário de Segurança Pública, Coronel Edison Prola, comandante-geral da Polícia Militar, Francisco Xavier, secretário de Articulação Municipal, Luciano Castro, senador Mecias de Jesus (Republicanos), deputado Federal, Ottaci Nascimento (Solidariedade), além de lideranças indígenas do município.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Márcio Magalhães