ÁGUA FRIA – Emenda parlamentar de R$ 600 mil garante ponte nova para os moradores de o Uiramutã

Após 20 anos de espera, os moradores da Comunidade Água Fria, no município de Uiramutã, região Nordeste do Estado, agora puderam respirar aliviados com a inauguração da ponte sobre o rio Água Fria.

Dona Francisca Matos, 74 anos, viu de perto os problemas ocasionados pela falta de estrutura na antiga ponte. “Sempre foi um sufoco. Já estávamos sem esperança, pois já são 20 anos deixando muitas comunidades isoladas no inverno, pois todas caiam com as fortes chuvas”, relembrou.

A construção da ponte é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Gabriel Picanço (Republicanos), que alocou recursos na ordem de R$ 600 mil. “Essa obra é importante para todos e já deveria ter sido feita há anos. Agradeço ao governador [Antonio Denarium] pelo empenho e respeito aos moradores da comunidade, que já não aguentavam mais ficar isolados. Agora temos passagem segura”, destacou o parlamentar.

A obra foi liberada para o tráfego dias antes da inauguração, devido à rotina intensa de pessoas e o escoamento da produção agrícola. A nova estrutura tem 50 metros de comprimento, nove de altura, suporta 8,2 toneladas por eixo e foi construída em seis meses, considerado um tempo recorde. Ela é toda reforçada com sapatas de concreto e vai melhorar a trafegabilidade na região.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (PC do B), também destacou a importância da ponte sob a perspectiva de desenvolvimento econômico para a região. “Essa ponte vai garantir não apenas a segurança das pessoas que sofriam durante o inverno, sendo um anseio antigo dos moradores. Ela também é uma ferramenta de progresso e desenvolvimento, pois garante o escoamento da produção e incentiva o turismo. A região tem grande potencial”, observou.

A inauguração da ponte foi um dos destaques da agenda de compromissos do governador Antonio Denarium (sem partido), que contou com a participação de outros parlamentares, como o líder do Governo, Coronel Chagas (PRTB), Gabriel Picanço (Republicanos), Lenir Rodrigues (Cidadania) e Nilton do Sindpol (Patri), que acompanharam as ações do governo, nesta quarta-feira (14), em Uiramutã.

Além de indicações e emendas parlamentares que garantem a execução das obras de revitalização, a Assembleia Legislativa tem aprovado leis e acompanhado a execução das ações que beneficiam famílias em vulnerabilidade social ocasionada pela pandemia da covid-19. Foram entregues, em comunidades do interior de Rorainópolis, de Cestas da Família, e kits de material escolar e do programa “Merenda em casa”.

Autoridades municipais e estaduais estiveram presentes na ação social do governo, entre eles, os secretários de Infraestrutura, Edilson Damião, e de Articulação Municipal, Luciano Castro, senador Mecias de Jesus (Republicanos), os prefeitos de Bonfim e Iracema, Joner Chagas (Republicanos) e Jairo Ribeiro (MDB), respectivamente, e lideranças indígenas da região.

CONCURSO

Outras emendas impositivas foram alocadas ao município. A deputada Lenir Rodrigues destinou emenda de R$ 500 mil para contratação de empresa especializada para a realização de concurso público específicodiferenciado e multilinguístico para professores indígena, nas modalidades de ensino fundamental, médio e de educação para jovens e adultos. O processo já está em licitação e vai ofertar mil vagas.

Outra emenda impositiva foi alocada à região para aquisição de duas ambulâncias com equipamentos médicos necessários para atendimento e transporte de alto risco em emergência que necessitem de cuidados médicos intensivos para atender as unidades de saúde. A comunidade Água Fria e comunidade Maturuca serão beneficiadas.

Texto: Kátia Bezerra
Fotos: Márcio Magalhães