Deputados recebem demandas da população durante entrega de cestas básicas

O município de Amajari, a 150 km da capital, recebeu neste sábado (17) a equipe da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e do Governo do Estado, para mais uma etapa da entrega dos kits alimentícios do projeto Cesta da Família, distribuído pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).

A cada entrega, representantes do Poder Legislativo acompanham a execução do dinheiro público e a população tem a oportunidade de estar mais próxima dos deputados estaduais, apresentando-lhes os problemas e as demandas das comunidades por onde passa a caravana.

“A Assembleia aprovou os projetos para implementar essas políticas de assistência social dos programas Renda Cidadã, Colo de Mãe e Cesta da Família. São várias ações que beneficiam a população, e durante as entregas aproveitamos para dialogar com a sociedade”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB). As deputadas Lenir Rodrigues e Betânia Almeida (PV) participaram da caravana.

Nestes encontros, moradores do interior abordam os parlamentares para contar a situação da região. De acordo com Sampaio, entre as principais demandas recebidas estão a recuperação de estradas, de pontes e o abastecimento de água. “Os deputados ouvem a população e encaminham ao Governo do Estado o pedido para solucionar os problemas que afetam a comunidade”, acrescentou.

O agricultor familiar Fernando Silva, de 30 anos, mora há 23 na vicinal Bom Jesus. No inverno, relatou, o tráfego se torna inviável e prejudica o escoamento da produção.  “A gente agradece ao Governo por trazer as cestas da família. Mas esperamos que olhem para as nossas estradas, pois em dias de chuva só carro grande passa aqui”, contou Silva.

As demandas da comunidade viram indicações ou projetos de lei propostos pelos parlamentares. A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) acredita que o Estado tem trabalhado para solucionar os problemas que prejudicam a população .

”Várias dessas demandas recebidas podemos transformar em indicações. Uma senhora me procurou e pediu para que melhorasse o acesso à Vila Nova, depois do Trairão. Eu me comprometi em formalizar essa demanda ao governo e acompanhar a execução do serviço, para voltar à região e ver a nova realidade dos moradores”, prometeu a parlamentar.

Benefício

O Governo do Estado destinou neste sábado cerca de duas mil Cestas da Família ao município de Amajari, que atenderá os munícipes da sede, da Vila do Tepequém, vicinal Bom Jesus e das comunidades do Trairão, Polo Ponta da Pedra, Três Corações, São Francisco e Projeto de Assentamento Amajari.

Entre as beneficiadas com a Cesta da Família estava Yenny Ramos, imigrante venezuelana. Emocionada com o kit alimentício na mão, agradeceu pela ajuda e o apoio dos brasileiros.

Ela parabenizou o Governo de Roraima e a população em geral por ajudar os vizinhos venezuelanos. “Aqui na Vila Trairão vivem muitos imigrantes. A pandemia piorou a vida dos venezuelanos que fugiram da crise na Venezuela. Estamos sem emprego e sem ter o que comer”, contou.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade