Pular para o conteúdo

Presidente da Comissão de Juventude e Cultura recebe representantes do segmento cultural

O presidente da Comissão de Cultura e Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jeferson Alves (PTB), recebeu nesta segunda-feira (19) representantes do segmento cultural do Estado para tratar sobre incentivos para projetos culturais. Eles pediram a retomada da Frente Parlamentar de Cultura.

Participaram da reunião os membros da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Roraima (ABDCMR), representante dos indígenas da cidade, e professores que ministram disciplinas voltadas à questão cultural.

Com a pandemia, o segmento cultural foi um dos mais afetados devido à suspensão de shows e eventos para evitar aglomerações. Por isso, os representantes dos movimentos artísticos solicitaram a retomada da Frente Parlamentar de Cultura.

O deputado Jeferson explicou que o objetivo é criar um grupo formado por deputados e representantes dos movimentos artísticos, para incentivar o debate, a apresentação de projetos de incentivo à cultura e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados ao setor.

“A ideia do grupo é fazer de fato a cultura acontecer. Entra gestão e sai gestão, e a gente sabe que os recursos não são utilizados de maneira correta, como deveria ser. Este Poder tem a responsabilidade de incentivar, mas também fiscalizar a aplicação destes recursos para poder de fato atender as pessoas que precisam, que tanto fazem e não são reconhecidas pelo poder público”, disse o parlamentar.

Incentivos à cultura indígena também foram pautas discutidas durante a reunião. Evandro Pereira, que é representante dos indígenas da cidade e coordenador da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer), sugeriu mudanças na Lei 055/1993.

“É importante essa abertura de diálogo para nós que trabalhamos com a cultura em Roraima. Sugeri na lei [nº 055/1993] que criou o Conselho Estadual de Cultura [CEC], a inclusão da cultura indigenista, que não é reconhecida pela legislação”, esclareceu.

O cineasta e presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Roraima, Éder Santos, destacou o apoio do Poder Legislativo para o segmento artístico do Estado.

“Neste momento de pandemia é fundamental este apoio aos movimentos culturais. O que nós queremos é um debate mais amplo sobre o orçamento e a fiscalização destes recursos destinados à cultura”, frisou.

A Comissão de Cultura e Juventude da ALE-RR é composta pelos deputados Jalser Renier (SD), Chico Mozart (Cidadania), Eder Lourinho (PTC), e Renato Silva (sem partido). Em breve, deverão ser realizadas audiências públicas para debater o assunto com a sociedade e demais representantes do setor.

Visitação de artistas

Artistas nacionais do ramo humorístico foram recebidos na ALE-RR nesta segunda-feira (19) pelo deputado Renan (Republicanos). Segundo o parlamentar é necessário esse incentivo aos profissionais. “Essa é a função do parlamento, apoiar e incentivar todos profissionais. Além disso, é uma oportunidade para divulgar nossa cultura”, enfatizou.

Texto: Bruna Gomes 

Foto: Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas