Pular para o conteúdo

JULHO VERDE – Live transmitida pela TV Assembleia leva orientação para população e dicas de diagnóstico precoce de câncer

Em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço a TV Assembleia (canal 57.3) transmitiu a  live ‘Julho Verde’ realizada nesta terça-feira (27). O bate-papo teve a participação de profissionais da saúde que orientaram a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres e os tipos de cuidados para evitar a doença.

Os especialistas alertaram para a grande incidência de jovens diagnosticados com câncer de boca e laringe. A fonoaudióloga, Fernanda Ross foi uma das convidadas da live, ela é embaixadora da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), em Roraima e explicou que 70% dos tipos de enfermidades estão relacionados ao vírus HPV (Papilomavírus Humanos). “O alto índice se dá devido ao uso excessivo de álcool, drogas e cigarros,  e relações sexuais sem proteção. Muitas destas pessoas procuram o médico quando a doença está em um estado avançado. Por isso é importante que todos conheçam os fatores de risco”, frisou.

A live foi mediada pela deputada Angela Águida Portella (PP), que recentemente apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Projeto de Lei nº 113/2020 que estabelece o 27 de julho como o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A matéria ainda institui o ‘Julho Verde’ e prevê a mobilização anual e a realização de ações preventivas sobre a doença em Roraima.

Segundo a parlamentar, medidas como essa ajudam a orientar a população. “Muitas vezes as pessoas não têm essas informações de como fazer um autoexame ou quando um médico deve ser consultado. Também destinei emendas parlamentares para a compra de medicamentos e insumos na saúde para atender pacientes em tratamento no nosso Estado” destacou Angela.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil entre os anos de 2020 e 2022, incluindo todas as áreas da doença. Os sintomas são os mais variados possíveis, por essa razão, o cirurgião oncologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon), Fernando Ferreira recomenda que checkups e autoexames devem ser feitos por todos. “Rouquidão persistente, feridas que não cicatrizam, dificuldades para engolir, até mesmo próteses dentárias mal adaptadas podem gerar lesões e resultarem na doença. Tudo isso são sinais de alerta que as pessoas não podem ignorar”, explicou o médico.

O evento também teve a participação de Daniela Kovaliski, que é membro da ACBG, e falou sobre o trabalho desenvolvido pela Associação. “Garantir um tratamento gratuito e de qualidade aos pacientes é o nosso objetivo. Buscamos orientar a todos sobre os direitos que essas pessoas possuem, além de projetos para reabilitação desses pacientes”, informou.

DATA 

A campanha Julho Verde, criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) em 2016, tem o objetivo de chamar a atenção para a  prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país. Neste ano a Assembleia Legislativa de Roraima aderiu à campanha. No último dia 13, o prédio do Parlamento Roraimense foi iluminado em alusão à causa.

Além da transmissão no canal do Poder Legislativo, os internautas também acompanharam a live no Facebook e no YouTube do Parlamento (@assembleiarr).

Texto: Bruna Gomes 
Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas