Emenda parlamentar de quase R$3 milhões garante iluminação de LED a moradores de Caracaraí

Após 10 anos de espera, os moradores da Vila Novo Paraíso, município de Caracaraí, agora podem transitar com mais segurança nas ruas da cidade, depois da inauguração da iluminação de LED nas ruas da vila. A execução do projeto é fruto de emenda parlamentar da deputada Catarina Guerra (SD) que alocou recursos na ordem de R$2.964.704,00 para a construção da rede elétrica trifásica nas vicinais do município.

Moradora da cidade há 44 anos, a doméstica Nilda Sousa da Silva viu de perto a evolução da comunidade. “As condições eram muito difíceis antigamente. Tínhamos motor para gerar energia e à noite, era tudo desligado e ficávamos sem luz. Tinha medo de andar na rua, pois tem muita cobra por aqui. Hoje estou muito feliz”, comemorou.

Catarina Guerra fala do impacto positivo que uma emenda parlamentar pode causar na vida das pessoas. “É muito bom ver os benefícios gerados, o aumento da segurança nessas localidades e a mudança na qualidade de vida das pessoas”, disse a parlamentar, destacando que essa foi a primeira emenda do mandato da deputada. “Essa foi a primeira e com certeza, outras virão”, ressaltou.

O governador Antonio Denarium (sem partido) realizou a entrega da obra, nesta quinta-feira (29) e também destacou a importância da destinação de emendas na vida da população. “Tenho cumprido e aplicado as emendas dos deputados, melhorando a vida de todos. Aqui em Caracaraí não foi diferente. A emenda da deputada Catarina Guerra já trouxe vários benefícios, principalmente mais segurança aos moradores”, falou.

As obras foram realizadas em oito distritos e vilas no município de Caracaraí: na Vila Vicinal 3 Cojubim foi construída a rede elétrica trifásica em estruturas de concreto, incluindo uma subestação de 5 KVAs. Em Vista Alegre, Petrolina do Norte, Vila Km 55 e Novo Paraíso houve ampliação da rede de média e baixa tensão, incluindo a iluminação de LED, que também beneficiou as Vilas São José, Km 75 e Jatobá. “É uma obra que traz segurança aos moradores, tanto para trafegabilidade de veículos quanto aos pedestres, além de trazer mais economicidade”, assegurou Catarina.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) acompanhou o evento e afirmou que já tem emenda em execução para melhorias do município. “Já destinamos recursos para construção de estradas vicinais com galeria e bueiro, extinguindo as pontes de madeira. Quando o parlamentar trabalha unido com o governo do Estado, o povo ganha e todos ganham. A entrega da iluminação é um exemplo disso. Catarina fez um excelente trabalho aqui, junto ao governo”, explicou.

As obras da qual se refere o deputado são na vicinal Serra Dourada. No total serão 16 quilômetros de estrada recuperados, para garantir a melhor circulação dos moradores da região.

Autoridades municipais e estaduais dos municípios de Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz e Caroebe e secretários de Estado estiveram presentes no evento, entre eles, o Secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, o deputado federal, Jhonatan de Jesus (Republicanos), prefeito de Bonfim e presidente da Associação dos Municípios, Joner Chagas (Republicanos) e o vice, prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato.

MAIS SEGURANÇA

A iluminação atende um pedido antigo dos cerca de 700 moradores da Vila Novo Paraíso. Dirceu Gonçalves é um deles. Mais conhecido na vila como Dirceu do Lava Jato, trabalhava como motorista de transporte escolar antes da pandemia. Com o fechamento das escolas, abriu um pequeno lava jato para sobreviver.

“Quando era motorista, transportava crianças e tinha muito medo de cobras. Com a iluminação, tudo ficou mais fácil e agora teremos mais tranquilidade para andar nas ruas, sem medo. Agradeço a deputada Catarina, por ter tanta sensibilidade com a gente”, afirmou.

Texto: Kátia Bezerra
Foto: Eduardo Andrade