Pular para o conteúdo

Assembleia Legislativa faz blitz educativa alusiva ao Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas

O Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizou nesta sexta-feira (30), uma blitz educativa em alusão ao Dia Internacional de Combate e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A ação foi realizada em frente a sede do Poder Legislativo no Centro de Boa Vista.

A blitz educativa foi realizada com o intuito de conscientizar a população que passava pelo local. Durante a ação, modelos foram acorrentadas para ilutrar o tráfico humano. Muitas vezes as vítimas são aliciadas para serem escravas sexuais. Além disso, banners informativos sobre o trabalho escravo, exploração sexual e tráfico de órgãos reforçaram a iniciativa do Núcleo.

A coordenadora do PDDHC, Socorro Santos, destacou a importância destas ações para levar informações à população. “O nosso Estado é uma rota internacional de tráfico, além do tráfico interestadual que ocorre nos municípios do interior. As mulheres que passam por isso devem ser acolhidas da melhor forma possível’, afirmou.

O Educar é Prevenir que faz parte do Programa de Defesa dos Direitos Humanos, atua no combate do tráfico humano em Roraima desde 2016. Por meio de alertas, palestras em escolas e ações em parcerias com outras entidades, o órgão busca inibir a prática deste crime no Estado.

Glauber Batista é diretor do núcleo e explicou como é desenvolvido o trabalho do programa. “Por meio do projeto Educar é Prevenir nós levamos uma capacitação aos profissionais de escolas estaduais de Roraima. Orientamos os alunos, porque os adolescentes são as principais vítimas desses aliciadores”, informou.

LIVE

No início da noite desta sexta-feira, 19h, será realizada uma live, na continuação das ações em alusão Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico Humano. O bate-papo será mediado pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) e transmitido pela TV Assembleia e redes sociais do Parlamento (@assembleiarr).

No sábado (31), das 16h até às 22h, será realizado um evento no shopping do Bairro Caçari para sensibilizar a sociedade sobre o crime de tráfico de pessoas nas diferentes modalidades. Durante a programação terá a entrega de cartilhas informativas e participação de modelos vivos.

TRÁFICO

O tráfico de pessoas compreende atos, meio e uma finalidade, que é a exploração. Os atos são de recrutamento, transporte, transferência, alojamento e acolhimento de pessoas utilizando-se da ameaça, uso de força e outras formas de coação, engano, abuso de autoridade e situação de vulnerabilidade. O objetivo é a exploração, seja da prostituição, sexual, do trabalho, seja para a extração de órgão.

Para denunciar as situações de tráfico, as pessoas podem entrar em contato com os serviços do Disque 100 ou Disque 180.

Texto: Bruna Gomes
Foto: Jader Souza
SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas