Pular para o conteúdo

Assembleia Legislativa promove panfletagem sobre a importância do aleitamento materno nesta quinta-feira

Para incentivar o aleitamento materno e a doação ao Banco de Leite Humano, nesta quinta-feira (12), das 7h às 8h, será realizada panfletagem em frente à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A iniciativa é mais uma ação da Casa em alusão ao Agosto de Dourado – mês dedicado à promoção desta matéria-prima vital para o desenvolvimento humano.

À frente da panfletagem, uma parceria entre o Poder Legislativo e o Governo do Estado, a deputada Angela Águida Portella (PP) explica que o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do aleitamento, sobretudo, para os bebês recém-nascidos.

“A panfletagem em alusão ao Agosto Dourado tem o objetivo de chamar atenção da sociedade sobre a importância da amamentação, da oferta de leite humano para as crianças de até seis meses de idade ou se possível até um ano”, destacou a deputada.

Um ml de leite humano materno pode garantir a refeição de um bebê prematuro em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), por exemplo. Nesse sentido, além enfatizar o benefício nutricional, a deputada diz que a ação pretende instruir sobre as vantagens subjacentes do leite materno, e incentivar a doação.

 

“Os benefícios vão muita além da questão alimentar. Tem o benefício afetivo, emocional, o exercício de quanto mais a criança suga o peito, mais fortalece a musculatura. Então, nós estamos fazendo essa campanha para que as pessoas tenham essa compreensão, e para que as mães que tenham leite excedente doem para o Banco de Leite que fica dentro da maternidade”, explicou a parlamentar.

Para estimular a amamentação, Angela Águida ainda pontua que é necessário ampliar o acesso à informação sobre o assunto. Por isso, a relevância de eventos alusivos, inclusive, midiatizados. “Acredito que quanto mais as pessoas têm acesso à informação, mais fácil para as mães terem o conhecimento da importância da amamentação e dos seus benefícios. Hoje nós temos a televisão e o rádio. Estamos fazendo essa panfletagem e temos todo um mês de agosto para falar disso”, acrescentou.

OUTRAS AÇÕES

Em Roraima, o Agosto Dourado foi instituído pela Lei nº 1.413/2020, de autoria da deputada Angela Águida Portella (PP), que incluiu no calendário oficial do Estado o dia 1º de agosto como o Dia Estadual do Aleitamento Materno, e a Semana do Aleitamento Materno, que acontece na primeira semana deste mês.

Participando ativamente do Agosto Dourado, a Assembleia Legislativa aderiu à campanha “Proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos” e se tornou ponto de coleta de potes para armazenamento do leite humano, numa parceria com o Banco de Leite Humano, do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINN).

Por isso, quem passa à noite pela Casa do Povo pode notar uma iluminação amarela na fachada do prédio. O amarelo representa o dourado – cor associada ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno. Além da iluminação especial, no Núcleo de Saúde da ALE, na sede do Poder Legislativo, a população pode deixar recipientes/potes de vidro com tampa plástica para armazenamento do leite.

 

Repórter: Suellen Gurgel

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

11.08.21

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas