MPRR e Executivo destacam trabalho da Assembleia Legislativa na promoção da cidadania

Na abertura dos trabalhos do segundo semestre do ano legislativo, realizado nesta quarta-feira (11), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Janaína Carneiro e o governador Antonio Denarium (sem partido) enalteceram o trabalho da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na promoção da cidadania e combate à violência contra as mulheres.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia FM (98.3) e redes sociais do Legislativo. A procuradora-geral de Justiça, Janaína Carneiro, afirmou que a criação de políticas públicas voltadas ao cidadão deve ser o fio condutor das instituições. “Parabenizo a Casa pela criação de leis e de programas que avançaram para o desenvolvimento do Estado na harmonia entre os Poderes. São 30 anos de muita história e muitas lutas”, disse.

A procuradora-geral recebeu um exemplar do periódico Parlamento em Revista, com o resumo das principais ações do Poder Legislativo no primeiro semestre deste ano. Ela destacou o trabalho das parlamentares na defesa do direito da mulher, do enfrentamento à violência doméstica e do fomento à educação dos jovens. “As mulheres desta Casa estão atuando com responsabilidade e compromisso. Todas as parlamentares têm um trabalho impecável neste aspecto”, afirmou.

O tom do discurso do governador Antonio Denarium também demonstrou a importância da colaboração entre os Poderes. “Esse é o melhor momento para reafirmar o compromisso, a harmonia e parceria do Governo e da Assembleia. Estamos unidos na construção de um Estado voltado para um futuro melhor”, concluiu.

Há mais de seis meses à frente da Assembleia Legislativa, o deputado Soldado Sampaio (PCdoB) reiterou a importância do diálogo entre os Poderes, principalmente na aprovação de leis que têm amenizado a crise financeira ocasionada pela pandemia e ações para o desenvolvimento do Estado. “Aprovamos medidas, como a ampliação do Renda Cidadã, o Auxílio Empreendedor, que ajudaram a matar a fome de milhares de pessoas e a lei que proibiu o corte de serviços essenciais como água e luz, por falta de pagamento”, disse.

O presidente também enumerou os avanços da atual gestão. “Promovemos uma ampla reestruturação administrativa, adequando a Casa para melhor atender à população e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores”, afirmou.

Deputados reforçam diálogo entre os Poderes

O segundo vice-presidente da ALE-RR, deputado Renato Silva (sem partido), destacou as ações do governo para alavancar o progresso do Estado em parceria com as instituições. “Saímos de uma crise muito grande. O respeito e a união dos Poderes são muito importantes para conseguirmos avançar. Hoje vivemos um novo momento”, observou.

O deputado Nilton Sindpol (Patri) comentou o papel da ALE-RR na reconstrução de Roraima. “Destinamos emendas para revitalização de pontes, estradas e vicinais. Valorizamos os servidores públicos, aprovando leis e criando políticas públicas. Juntos, Assembleia e Governo, estão trabalhando para o bem do povo”, disse.

Também estiveram presentes na abertura do segundo semestre do ano legislativo as deputadas Angela Águida Portella (PP); Aurelina Medeiros (Pode); Lenir Rodrigues (Cidadania); Tayla Peres (PRTB); Betânia Almeida (PV); Catarina Guerra (SD) e Yonny Pedroso (SD); e os deputados Coronel Chagas (PRTB); Evangelista Siqueira (PT); Gabriel Picanço (Republicanos); Jorge Everton (sem partido); Marcelo Cabral (sem partido); Neto Loureiro (PMB); Odilon (Patri); Renan (Republicanos).

AUTORIDADES

Diversas autoridades civis e militares prestigiaram o evento, tais como:  o comandante-geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Coronel Francisco Xavier Medeiros de Castro; o Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Professor Doutor José Geraldo Ticianeli; o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), Coronel Anderson Carvalho de Matos; o secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Portela; o secretário Estadual de Articulação Municipal, Luciano Castro; e o presidente do Instituto de Previdência Social do Estado de Roraima (Iper), José Haroldo Campos, além de representantes da sociedade civil e servidores da Casa.

Fotos: Tiago Orihuela e Jader Souza