Pular para o conteúdo

TV Assembleia lança documentário sobre refugiados migrantes venezuelanos

Crise econômica, violência e problemas sociais. Estas são as principais causas do fluxo migratório em massa de venezuelanos rumo ao Brasil. Sem alternativas, eles precisam sobreviver e encontram no país, um caminho para vida nova. O drama dos refugiados migrantes venezuelanos é contado no documentário “Roraima: Terra de Acolhimento”, que estreia nesta segunda-feira (16), às 13h30, com reprise às 19h30 e às 21h30, na TV Assembleia (canal 57.3).

Com uma mistura de informação e histórias de vidas, o documentário vai explorar a crise humanitária vivida pelos venezuelanos, o trabalho desenvolvido pelas instituições humanitárias, a chegada no país e a passagem nos postos de fiscalização, além do processo de integração dessas pessoas pelo Brasil afora, em um formato sóbrio e emocionante, apresentado pelo apresentador Willians Dias. Ele conta como surgiu a ideia do filme.

Junto com uma colega da Superintendência de Comunicação fizemos uma viagem à Brasília conhecemos um pouco sobre a operação Acolhida no Centro de Interiorização número 11, que compõem alguns estados da região Central do país. Conhecemos também o trabalho da ONU [Organização das Nações Unidas] aqui em Roraima, e isso foi o pontapé inicial para criação do filme”, destacou o apresentador.

Para criar o documentário, o jornalista visitou quatro espaços de abrigamento e dois postos de triagem, em Boa Vista e no município de Pacaraima, distante 214 quilômetros da capital. A partir de entrevistas com três agências da ONU, Exército Brasileiro e sete cidadãos venezuelanos, o documentário mostra a realidade e a trajetória de cada um, desde a saída da terra natal.

Gostei muito de conhecer o trabalho feito por essas instituições e saber que existem pessoas que estão com os olhares voltados para elas. É muito bom saber que essas pessoas não estão desamparadas”, frisou o jornalista.

HISTÓRIA DO SAMBA

E para quem é fã do samba de raiz, a TV Assembleia traz mais novidades. Estreia no próximo dia 23, o documentário “Xô Xuá. Um samba para Riachão”. O musical homenageia um dos maiores sambistas do Brasil, Clementino Rodrigues, e mostra a brilhante trajetória do compositor baiano.

A produção tem um contexto histórico importante, pois fala das origens do samba na Bahia. É um produto cultural importante e resgata a história desse ritmo tão tradicional brasileiro”, destacou a diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol.

Ela explica que o material é fruto de uma parceria com o diretor Antônio Marques, da companhia de arte, Arte e Sintonia, a mesma que cedeu anteriormente o documentário “Se Acaso Você Chegasse – Uma Homenagem à Elza Soares”, para exibição gratuita na TV Assembleia.

Texto: Kátia Bezerra
Fotos: Reprodução TV Assembleia
SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas