Pular para o conteúdo

Gabriel Picanço destaca lei e avanço nas negociações para construção do Linhão de Tucuruí

Em discurso na sessão plenária desta quarta-feira (18), o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) destacou a aprovação da Lei Federal 14.182, sancionada em 12 de julho de 2021, e o acordo firmado há uma semana com indígenas da etnia Waimiri-Atroari, quando eles se mostraram dispostos a concordar com a construção do Linhão de Tucuruí, desde que o governo federal apresente compensações socioambientais aos danos causados pela obra.

Conforme o parágrafo 11, do artigo primeiro da Lei 14.182, a União fica autorizada, uma vez concluído o Plano Básico Ambiental – Componente Indígena (PBA-CI), “a iniciar imediatamente as obras do Linhão de Tucuruí para atendimento do interesse da defesa nacional”.

O linhão vai passar pela reserva Waimiri-Atroari e ligar Roraima ao sistema nacional de energia. “Isso vai trazer segurança energética ao Estado e, em breve, teremos um barateamento da nossa conta de energia”, destacou Picanço.

O Linhão de Tucuruí está licitado e contratado desde 2011. Em fevereiro de 2019, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que o Conselho de Defesa declarou a obra como de interesse nacional.

Picanço também chamou a atenção para a situação da BR-174. Segundo ele, a rodovia que liga Roraima ao Amazonas é uma importante via de escoamento.

“A estrada está em péssimas condições. O número de acidentes aumentou e, infelizmente, fez vítimas fatais”, lamentou.

O parlamentar ainda propôs que o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit)) seja convidado para esclarecer na Assembleia Legislativa as razões da estrada apresentar tantos problemas.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Jader Souza 

SupCom ALE-RR 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas