Pular para o conteúdo

EM DEFESA DOS ANIMAIS Deputado apresenta indicação para criação de hospital veterinário em Roraima

Cerca de 15 mil cães e gatos estão abandonados nas ruas em Roraima. O número alarmante fez com que o deputado Chico Mozart (Cidadania) apresentasse uma indicação ao Poder Executivo, nesta quarta-feira (18), para a criação de um hospital público veterinário com a intenção de tratar os animais pertencentes a moradores de rua, catadores, pessoas de baixa renda e atendidos por programas sociais do governo.

Na tribuna, o parlamentar relatou sua experiência em São Paulo, onde fez uma visita técnica ao Hospital Público Veterinário, mantido pela prefeitura paulistana em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa).

A intenção era conhecer os procedimentos para implantação de uma farmácia popular veterinária, um sonho antigo do parlamentar. Após a visita, Mozart considerou necessário um espaço como este em Roraima.

“Ao visitar para conhecer a farmácia popular veterinária, que foi até assunto de um dos PLs [projetos de lei] que apresentei nesta Casa, conhecemos o hospital veterinário. Ele teve ótima aprovação pela população local e levou vários benefícios para as pessoas carentes e de baixa renda. Isto é extremamente necessário aqui em nosso Estado. O presidente da Assembleia já se mostrou solícito a esse nosso pedido”, disse.

No texto da proposição, o parlamentar destaca que em tempos atuais e com as mudanças nos hábitos sociais e culturais da sociedade, os animais estão sendo considerados verdadeiros integrantes do novo modelo familiar e, em decorrência da intensificação dessa relação de dependência homem-animal, verifica-se, por consequência, expressivo aumento do número de animais abandonados nas ruas e de famílias carentes precisando de atendimento de saúde pública para seus bichos de estimação, visto que o bem-estar deles também é um questão de saúde pública.

Apartes

A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) parabenizou a iniciativa. “Às vezes, uma criança ou um adulto tem um animal, mas não tem condições de pagar pelos procedimentos. E sabemos que para a saúde, ter um é uma necessidade, principalmente para pessoas com depressão”, afirmou.

A deputada Aurelina Medeiros (Pode) considerou louvável a iniciativa e afirmou que já tramita na ALE-RR um projeto de sua autoria, que cria um hospital veterinário no Estado. Ela revelou que a matéria teve parecer pela inconstitucionalidade, segundo as análises iniciais das comissões.

“Comecei uma pesquisa sobre o tema, visitei vários órgãos estaduais ambientais e entendo que também é questão de saúde pública, mas, infelizmente, o parecer não foi favorável e estamos adequando em projeto autorizativo. Peço aos pares que nos unamos para melhorar esse PL”, ressaltou.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) solicitou que seja colocada no esboço do PL de Chico Mozart a criação de um laboratório para exames de anemia animal. Segundo ele, Roraima é o único estado da federação ainda não contemplado com esse equipamento. “Para conseguir um exame desses, passamos 60 dias aguardando o resultado. Isso dificulta, pois os animais acabam ficando sem vacina”, explicou.

Texto: Kátia Bezerra

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas