Pular para o conteúdo

DIREITO À HIGIENE Política da dignidade menstrual é aprovada na Assembleia Legislativa

Quebrar tabus sobre a menstruação e atender mulheres em vulnerabilidade social é a proposta da “Política Pública da Dignidade Menstrual”, projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (25) pelos parlamentares, com 15 votos favoráveis. O texto seguirá para apreciação do Governo do Estado.

Apresentado pelo deputado Coronel Chagas (PRTB), o projeto institui e define em Roraima a política pública de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso ao protetor menstrual higiênico, o absorvente íntimo.
“Às vezes, as pessoas falam: ‘mas é um homem que está legislando’. Na verdade, nós temos que legislar sobre tudo aquilo que chega aos nossos gabinetes, principalmente do interior do Estado e da periferia da Capital. Há dificuldade de as pessoas terem acesso à alimentação, quanto mais recursos para comprarem um absorvente íntimo para as filhas e a própria mãe”, argumentou Coronel Chagas.

Ainda segundo ele, a falta de absorvente íntimo acarreta prejuízos à mulher. “Crianças que perdem aulas são reprovadas porque não têm a higiene necessária por falta de recursos”, destacou.

O que diz o projeto?

A Política da Dignidade Menstrual propõe o acesso de mulheres ao absorvente íntimo distribuído gratuitamente pelo Poder Público, tornando-o produto básico e bem essencial, além do desenvolvimento de ações para educação menstrual, incentivo à abordagem do tema “Menstruação sem Tabu” para democratizar a informação e mapeamento de pessoas que não conseguem comprar o item de higiene.

Homenagem

O “Dia do Veterano Policial Militar e Bombeiro Militar do Estado de Roraima” será celebrado em 26 de novembro. A data foi instituída com a aprovação do Projeto de Lei nº 101/21, apresentado pelo deputado Coronel Chagas, nesta quarta-feira. Os veteranos são militares da reserva reformados dentro das instituições.

A comemoração, conforme consta na matéria legislativa, se dará por formatura militar a todos os veteranos, bem como àqueles que serão transferidos para reserva no mesmo ano. Ainda assim, deverá ser autorizado o desfile desses militares nas celebrações alusivas à Independência do Brasil, em 7 de setembro.

A escolha da data se refere à criação da Polícia Militar do Território Federal de Roraima, em 26 de novembro de 1975.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas