PRONTO-SOCORRO Nova estrutura do Hospital Geral de Roraima é entregue à população roraimense

As novas instalações do Pronto-Socorro Francisco Elesbão do Hospital Geral de Roraima (HGR) foram entregues à população roraimense nesta sexta-feira (27). O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (PCdoB), acompanhou a cerimônia e destacou a importância da unidade hospitalar de emergência repaginada.

“Teremos agora uma nova estrutura para receber os pacientes, com a ampliação necessária e de acordo com o crescimento da nossa população. A saúde do Estado está avançando e o Poder Legislativo está de mãos dadas com essa evolução”, afirmou.

O líder do governo, deputado Coronel Chagas (PRTB), salientou as medidas positivas do Poder Executivo. “Parabéns ao governador pelas ações em prol da saúde, proporcionando um melhor atendimento ao cidadão. Parabéns a todos os envolvidos e, também, ao deputado [federal] Hiran Gonçalves [PP-RR], que destinou emendas para a obra”, disse.

O vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Cabral (sem partido), afirmou que o Governo do Estado tem feito investimentos robustos na área da saúde. “Já são quase R$ 100 milhões em investimentos no setor e isso só nos traz a certeza de um trabalho árduo e comprometido com a população”, ressaltou.

A deputada Catarina Guerra (SD) destacou a importância da ampliação da unidade hospitalar. “Saúde é prioridade. E é uma das grandes demandas que temos. Por isso, é motivo de orgulho presenciar esse momento. Sabemos que a população terá atendimento de qualidade e mais humanizado”, falou.

O deputado Chico Mozart (Cidadania) afirmou que a unidade vai suprir a alta demanda. “É um momento importante para todos nós, pois teremos mais leitos para receber os pacientes que precisam desse atendimento. Infelizmente, estamos vendo acidentes de trânsito cada vez mais constantes e, com essa nova estrutura, o povo sai ganhando”, salientou.

A deputada Betânia Almeida (PV) destacou que é dever do Poder Público prestar um serviço de qualidade para a população. “Sempre cobrei do governo e hoje estamos colhendo frutos”, comemorou.

O deputado Éder Lourinho (PTC) afirmou que a ampliação foi necessária devido ao crescimento da população. “Foi extremamente importante, pois sabemos que muita gente será beneficiada”, exaltou.

A deputada Ângela Águida Portella (PP) disse que a entrega do novo pronto-socorro mostra o compromisso do Governo do Estado. “As instalações são de alto padrão e não deixam a desejar. Vão oferecer aos servidores um local mais adequado para trabalhar. Investir na saúde é investir na vida de cada um de nós”, destacou.

Os deputados Gabriel Picanço (Republicanos), Aurelina Medeiros (Podemos), Renato Silva (sem partido) e Tayla Peres (PRTB) também participaram da inauguração.

RECURSOS
Para a obra, executada pela Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), o governo disponibilizou uma contrapartida de mais de R$ 1 milhão para ampliar o projeto inicial e mais R$ 2 milhões para aquisição de novos equipamentos. A emenda do deputado federal Hiran Gonçalves destinada à construção foi no valor de R$ 2,7 milhões.

Durante discurso, o governador Antonio Denarium (sem partido) destacou o empenho da Assembleia Legislativa na promoção de políticas públicas a serviço do Estado e reverenciou as ações alinhadas ao governo.

“Os deputados estaduais nos dão prova de apoio. Agradeço sempre a destinação de emendas e indicações para a melhoria de Roraima. Vocês são a prova de que nossas ações estão no mesmo ritmo”, falou.

Há um mês à frente da Secretaria Estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos relembrou os desafios da gestão e afirmou que a entrega da nova estrutura vai beneficiar a população. “Assim que assumi, solicitei urgência e agilidade na construção, pois as pessoas não podiam mais esperar. Estamos orgulhosos com o resultado final, estrutura moderna e humanizada”, assegurou.

O diretor-geral do HGR, Anderson Dalla Benetta, ressaltou que a nova estrutura vai ampliar os atendimentos na unidade de saúde. “Atendemos urgências e emergências e, com a nova estrutura, vamos potencializar esses atendimentos, com mais comodidade e presteza”, explicou.

A inauguração das novas instalações do pronto-socorro contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, representantes de instituições públicas, privadas e do Ministério da Saúde em Roraima, empresários e secretários de Estado.

ESTRUTURA
As novas instalações vão oferecer assistência 24 horas e contarão com ambientes climatizados. São 34 leitos, distribuídos em três espaços, como sala de sutura e curativo para atendimento aos pacientes com menor gravidade; reanimação, para pacientes mais graves e com risco iminente de óbito; e sala de leitos de observação e repouso, onde os pacientes serão monitorados enquanto aguardam um diagnóstico mais detalhado ou até mesmo transferência para outro local.

Texto: Kátia Bezerra
Foto: Jader Souza