Pular para o conteúdo

‘RESPONSABILIDADE DE TODOS’ Assembleia Legislativa encerra programação do ‘Agosto Dourado’ com live de incentivo ao aleitamento

Para encerrar a programação do “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta segunda-feira (30), a live “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. O bate-papo foi transmitido pela TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais da ALE-RR (@assembleiarr), sendo mediado pela deputada Angela Águida Portella (PP), autora da Lei nº 1.413/2020, que instituiu a campanha no calendário oficial do Estado.

“Além de estabelecer um vínculo entre mãe e filho, o aleitamento traz inúmeros benefícios a ambos. É um assunto do qual toda a sociedade deve participar e contribuir”, afirmou a parlamentar.

live teve participação da coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), Sílvia Furlin, da pediatra Flávia Bonini e da doadora Janynnie Matos. A intenção do bate-papo foi esclarecer a sociedade sobre a importância do aleitamento.

Além de tratar dos benefícios da amamentação, fizeram parte da conversa cuidados básicos para a amamentação saudável, como ordenha e armazenamento, e possíveis intercorrências.

Silvia Furlin explicou o processo inicial da amamentação, com o nascimento da criança na UTI neonatal, além de abordar a importância e os desafios da amamentação para o bem-estar do bebê, da produção do leite à doação no banco de coleta, e ainda o trabalho dos profissionais do Banco de Leite até o alimento chegar aos recém-nascidos, ação que conta com a parceria do Corpo de Bombeiros.

“É muito importante falar sobre isso [aleitamento materno], porque só quem passa pelo desespero de não conseguir amamentar, sabe o que isso pode acarretar. Explicar como funciona é gratificante. Sempre gosto de falar que as mães não precisam se desesperar, pois o nosso Banco de Leite está à disposição”, ressaltou.

Janynnie Matos é servidora pública e já precisou do Banco de Leite de Roraima com duas de suas filhas. A primeira experiência foi em 2012, com o nascimento da primeira delas. “Tive um distúrbio e me vi desesperada. Não sabia lidar com isso, mas graças a Deus, tive muita ajuda da minha mãe, que me falou sobre o banco [de leite]”, relembrou.

Ela é doadora desde 2015 e se transformou em ativista pela causa, ajudando diversas mães que passam pelo mesmo problema. “De todas as histórias que eu tive, o Banco de Leite sempre esteve comigo. Lutar pela amamentação é minha bandeira. É um trabalho lindo e essencialmente importante, pois salva vidas”, salientou.

A pediatra Flávia Bonini citou os vários benefícios da amamentação para mães e filhos, e destacou a importância do fortalecimento da rede de apoio. “Essas mães recebem todos os cuidados necessários para uma amamentação saudável e são monitoradas por profissionais capacitados. É um momento de amor e cuidados”, explicou.

live teve a participação de internautas que puderam enviar perguntas para tirar dúvidas sobre o aleitamento.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas