O deputado Neto Loureiro (PMB) cobrou do Governo do Estado, na manhã desta terça-feira (31), melhorias no Centro de Referência da Saúde da Mulher. Durante discurso, ele afirmou ter feito indicações para suprir a falta de equipamentos e de profissionais. O parlamentar é presidente da Comissão de Saúde e Saneamento.
As indicações foram apresentadas ao Executivo, após uma visita do deputado ao Centro de Referência, na segunda-feira (30). Ele foi recebido pela diretora da unidade, Marília Pinto. “Nossas indicações são sobre medidas urgentes que o secretário de Saúde precisa adotar no Centro da Saúde da Mulher”, disse Loureiro.
Entre as necessidades, estão a aquisição de uma autoclave (máquina de esterilização de instrumentos cirúrgicos), a compra de dois computadores e uma linha telefônica para o funcionamento do mamógrafo, equipamentos odontológicos para gravidez de alto risco e, pelo menos, duas máquinas de ultrassom.
“Antes da pandemia, a unidade contava com quatro aparelhos de ultrassom, mas, durante o ápice [da pandemia], dois deles foram requisitados e não devolvidos. Se eu não me engano, só em agosto, houve mais de mil ultrassons e a fila de espera vai até outubro”, afirmou o deputado.
Neto Loureiro destacou ainda a necessidade de um técnico em radiologia quando o mamógrafo estiver em funcionamento e que seja solicitado um médico obstetra para desafogar os atendimentos.
“Outro profissional necessário no Centro de Referência é um urologista, que é o responsável por fazer vasectomia. Hoje, esse procedimento está suspenso, mesmo tendo uma sala de cirurgia para isso”, argumentou, parabenizando a diretora da unidade, Marília Pinto, pelo “belíssimo trabalho, mesmo com todas as dificuldades”.
Texto: Suellen Gurgel
Foto: Marley Lima
SupCom ALE-RR