‘AMIGOS DO PEITO’
Assembleia Legislativa aprova PDL que concede Comenda Orgulho de Roraima a bombeiros de projeto social

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 013/2021, proposto pela deputada Angela Águida Portella (PP), que concede a Comenda Orgulho de Roraima aos bombeiros militares soldados Juelison Ribeiro Alves e Amorim Alves Silveira, e à cadete Bruna Flores de Menezes Fernandes pelos relevantes trabalhos prestados ao projeto “Amigos do Peito”.

Uma das bandeiras da parlamentar é a sensibilização da sociedade quanto à importância do aleitamento materno. Para ela, a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), por meio do “Amigos do Peito”, na coleta de leite humano tem contribuído diretamente para o aumento do estoque de leite materno no Estado.

“Nós temos uma luta há bastante tempo com relação ao banco de leite da maternidade [Nossa Senhora de Nazareth], como também quanto à amamentação e, sobretudo, doação de leite. Por isso, nós propusemos essa comenda aos bombeiros que atuam junto ao banco de leite e fazem a coleta diária das doadoras, permitindo que a arrecadação aumente”, justificou.

Angela Águida destacou ainda que, ao facilitar o acesso à matéria-prima vital, o projeto contribui diretamente para a redução da mortalidade infantil, especialmente dos bebês prematuros que dependem exclusivamente do leite para sobreviver.

“A coleta na casa da lactante é importante, porque as crianças que estão internadas na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal dependem de leite para viver. Nós chamamos o leite humano de ‘sangue branco’ que faz a diferença entre a vida e a morte das crianças que estão lá”, argumentou.

Ela conclamou o Parlamento a aprovar a matéria. “Esse trabalho de coleta não seria possível se não houvesse o apoio do Corpo de Bombeiros. Então, em reconhecimento ao trabalho desses militares e em gratidão, eu peço o apoio dos meus nobres colegas para que a gente possa votar sim”.

De acordo com o PDL, a Mesa Diretora da Casa tomará as medidas necessárias para a sessão solene de entrega da comenda.

‘Amigos do Peito’

Implantado em 2015, o Projeto Amigos do Peito é uma parceria entre o Banco de Leite Humano Doutora Marilurdes Albuquerque do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINN) e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). De segunda a sexta-feira, é coletado leite humano na residência das mães lactantes doadoras cadastradas no banco.

Homenageados

Os bombeiros militares agraciados com a comenda atuam no Amigos do Peito desde 2018. O soldado Juelison Ribeiro Alves é casado, tem três filhos e exerce a profissão há oito anos. Em breve, começará o Curso de Formação de Cabos (CFC) 2021, quando passará à graduação de aluno-cabo.

O soldado Fábio Amorim Alves Silveira é casado, tem duas filhas e exerce a atividade desde 2013. Ele iniciará o Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2021, quando passará à graduação de aluno-sargento.

A cadete Bruna Flores de Menezes Fernandes é solteira, sem filhos e está na corporação desde 2013. Atualmente, faz o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFOBM) 2020.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Jader Souza e Marley Lima