A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou na sessão plenária desta terça-feira (21) o Projeto de Lei (PL) 161/2019, que trata da permanência de salva-vidas em balneários, praias, lagos, cachoeiras e rios. A deputada Aurelina Medeiros (PODE) justificou que a motivação do PL são os frequentes afogamentos no Estado, principalmente de crianças.
“O projeto envolve os donos de balneários que explorem atividades turísticas, a fim de que tenham, obrigatoriamente, salva-vidas treinados e capacitados pelo Corpo de Bombeiros de Roraima, responsável por essa política pública no Estado. É um projeto para suprir a necessidade de promover a segurança da população”, explicou a parlamentar.
Roraima registrou, em 2020, 34 mortes por afogamento. Neste ano, até junho, foram 19, conforme os dados do Corpo de Bombeiros que levam em conta a solicitação de apoio de pessoas próximas às vítimas.
Um levantamento feito em 2019 pela corporação mostra que a maioria dos afogamentos vitimou pessoas com idade entre 25 e 40 anos que tentaram atravessar rios e igarapés ou tomaram bebida alcoólica.
“Diferentemente do que os filmes e a ficção podem dar a entender, o afogamento é um processo silencioso e é bom atentar para os sinais visíveis de alerta, como cabelos caindo no rosto ou os braços muito imóveis”, explicou a deputada ao justificar o projeto.
Texto: Amanda Teixeira
Foto: Jader Souza / Marley Lima
SupCom ALE-RR