Pular para o conteúdo

MAIS SEGURANÇA
Assembleia Legislativa aprova projeto que obriga salva-vidas em balneários

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou na sessão plenária desta terça-feira (21) o Projeto de Lei (PL) 161/2019, que trata da permanência de salva-vidas em balneários, praias, lagos, cachoeiras e rios. A deputada Aurelina Medeiros (PODE) justificou que a motivação do PL são os frequentes afogamentos no Estado, principalmente de crianças.

 

“O projeto envolve os donos de balneários que explorem atividades turísticas, a fim de que tenham, obrigatoriamente, salva-vidas treinados e capacitados pelo Corpo de Bombeiros de Roraima, responsável por essa política pública no Estado. É um projeto para suprir a necessidade de promover a segurança da população”, explicou a parlamentar.

 

 

 

Roraima registrou, em 2020, 34 mortes por afogamento. Neste ano, até junho, foram 19, conforme os dados do Corpo de Bombeiros que levam em conta a solicitação de apoio de pessoas próximas às vítimas.

 

Um levantamento feito em 2019 pela corporação mostra que a maioria dos afogamentos vitimou pessoas com idade entre 25 e 40 anos que tentaram atravessar rios e igarapés ou tomaram bebida alcoólica.

 

“Diferentemente do que os filmes e a ficção podem dar a entender, o afogamento é um processo silencioso e é bom atentar para os sinais visíveis de alerta, como cabelos caindo no rosto ou os braços muito imóveis”, explicou a deputada ao justificar o projeto.

 

Texto: Amanda Teixeira

Foto: Jader Souza / Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas