Pular para o conteúdo

PESSOA SURDA
Inscrições para fórum estadual na Assembleia Legislativa começam nesta quarta-feira (22)

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai promover na próxima terça-feira (28), das 9h às 12h, no Plenário Valério de Magalhães, o Fórum Estadual “Acessibilidade e a Inclusão da Pessoa Surda e a Carreira do Profissional Tradutor e do Intérprete de Libras em Roraima”.

As vagas para participação presencial são limitadas e as inscrições podem ser feitas no link http://webapps.al.rr.leg.br/fepps/index.xhtml, a partir desta quarta-feira (22). O evento será híbrido (presencial e online), portanto é possível participar por meio da TV Assembleia (57.3) e redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

O fórum está sendo promovido pelo Programa de Direitos Humanos e Cidadania, presidido pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania).

“Essa deficiência requer uma atenção especial na sociedade. Queremos que as pessoas tenham sensibilidade, principalmente com os profissionais intérprete e tradutor de Libras, porque nós somos exemplos no mundo com a Língua Brasileira de Sinais”, explicou a parlamentar.

O coordenador do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência do Programa de Direitos Humanos e Cidadania da ALE-RR, Jean Martins de Araújo, explicou que essa atividade vai possibilitar ouvir a comunidade surda.

“Eles têm muitas reivindicações, como ações voltadas para o campo da educação e da empregabilidade. Vamos também discutir a figura do intérprete de Libras, pois o universo do surdo não se limita à sala de aula e é muito maior. Ele vai ao médico, tem problemas judiciais para serem resolvidos. Quais são os entraves que existem para que esse profissional seja reconhecido? Há lugares específicos, como o Coronel Mota, hospitais, delegacias, Judiciário que deveriam ter tradutores de Libras para atender essas pessoas”, disse.

Um dos participantes do Fórum Estadual é o coordenador do curso de Letras e Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor doutor Felipe Aleixo.

“Nosso objetivo geral é difundir as informações reais e com base em dados científicos sobre questões relacionadas, sobretudo, ao direito dos surdos em todas as esferas sociais em que nós nos inserimos. Além disso, a gente busca apresentar uma discussão sobre a promoção de políticas efetivas para surdez”, afirmou o professor.

Programação

Após a abertura, o evento se divide em dois momentos. A Mesa 1 vai discutir a “Efetividade das Políticas Públicas para Pessoa Surda”, e contará com o vice-presidente da Associação Suo Jure de Roraima (ASSJRR), Hiderlan Matão Bonfim.

Outro tema que fará parte da Mesa 1 é o “Surdo e seus Direitos: Dispositivo Legais do Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/15”, com a presença do subdefensor público-geral, Oleno Matos, que também é conselheiro estadual do Direito da Pessoa com Deficiência (Coederr).

A Mesa 2 vai trabalhar o tema “A Importância do Tradutor/Intérprete de Libras na Vida Social da Pessoa Surda”, com o professor Felipe Aleixo e o vice-presidente da Associação dos Tradutores/Intérpretes de Libras de Roraima (Assotils), Maycon Kennedy Barbosa Moleta.

O intervalo contará com um momento cultural de Michael Jerônimo de Araújo, que apresentará uma atração de humor em Libras. A primeira-dama do Estado, Simone Denarium, participará da abertura do evento.

Live

Nesta quarta-feira (22), também acontece a live “O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social”, que será mediada por Jean Martins de Araújo.

O evento terá ainda o roraimense Hermano de Albuquerque Damasceno, campeão brasileiro de ciclismo paraolímpico na prova Contrarrelógio de 2019, realizada em São Paulo, e o representante do Comitê Paraolímpico em Boa Vista, professor Vinícius Denardin Cardoso. Confirmaram presença também associações e integrantes de movimentos sociais que lutam pela igualdade de direitos das pessoas com deficiência.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Jader Souza 

Supcom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas