Desde o início do mês, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem promovido uma programação especial voltada ao Setembro Amarelo, campanha criada para informar as pessoas sobre o suicídio. Nesta segunda-feira (27), ocorreu o workshop “Prevenção é Vida”, no Plenarinho Valério Caldas de Magalhães.
O evento foi transmitido pelo canal da TV Assembleia (57.3) na internet e por meio das redes sociais, o que possibilitou a participação de profissionais de outros Estados por teleconferência, a exemplo do major do Corpo de Bombeiros de São Paulo Diógenes Munhoz, idealizador do “Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio”, autor de um livro sobre o mesmo tema, diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e psicanalista.
Munhoz tratou das técnicas de prevenção ensinadas na Escola de Bombeiros, ações táticas que são usadas e têm sido efetivas para a diminuição do índice de tentativas de suicídio. Ele destacou que, atualmente, não se usa mais a técnica de distração da vítima em tentativas de suicídio, e sim ações humanizadas.
A deputada Yonny Pedroso (SD) foi a mediadora do workshop e afirmou que, como psicóloga, sabe da importância de se discutir o tema, despertar a escuta do outro e o acolhimento da sociedade. “Estamos aqui para fortalecer a prevenção do suicídio. A pessoa ferida fere outras, por isso a importância de cuidar da sua saúde mental e de conscientizar toda a população a estar atenta ao olhar para o outro sem julgamento” disse.
O workshop teve ainda a participação especial de Anderson Mendes, consultor em saúde mental e bem-estar emocional, autor da série e do livro “Depressão não é frescura” e fundador do Instituto Gente Feliz. Ele falou sobre a depressão e explicou a doença como uma disfunção química do cérebro, além de abordar alguns dos principais sintomas.
A assistente social Aline Pereira atua no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Mucajaí e veio à capital para prestigiar o evento. “É satisfatória a atuação do nosso Legislativo abraçando essa causa do Setembro Amarelo, desde que entendemos que a prevenção é o caminho para salvarmos vidas e quebramos o tabu de falar sobre isso”.
Para concluir o ciclo de palestras, a psicóloga Mariana Pessoa tratou sobre saúde mental e qualidade de vida. Ela é professora e especialista em terapia cognitiva comportamental, com atuação no Departamento de Ensino e Pesquisa e no ambulatório do Hospital das Clínicas Wilson Franco.
Mariana chamou a atenção para que todos façam uma análise pessoal e separem um tempo para o autocuidado. “Qualquer pessoa, independentemente de classe social, raça ou religião, pode ter um quadro depressivo, que se dá pela perda de um ente querido, demissão ou fim de um relacionamento”.
O evento contou ainda com a participação do secretário de Educação de Iracema, representantes dos Caps de Boa Vista e de outros municípios do Estado, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Roraima.
Texto: Amanda Teixeira
Foto: Tiago Orihuela
SupCom ALE-RR