AVANÇO DA VACINAÇÃO
Assembleia Legislativa revoga sessões remotas e deliberações voltam a ocorrer de forma presencial

No plenário da Assembleia Legislativa de Roraima nesta terça-feira (28), os deputados decidiram, com 17 votos favoráveis e nenhum contrário, pelo retorno das sessões e deliberações presenciais nas sessões ordinárias. A resolução será publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo.

Antes da votação, o Projeto de Resolução Legislativa nº 52/21 foi defendido pelo relator, deputado Jorge Everton (sem partido), na reunião da Comissão Conjunta. Para ele, com o retorno das aulas nas escolas públicas e privadas, e com o avanço da vacinação, a Casa tem condições de retornar às atividades presenciais. “Desse modo, para que possamos nos debruçar nos processos, acelerar a aprovação dos projetos e ter melhor resultado dos trabalhos legislativos para a sociedade”, disse.

A medida revoga a Resolução Legislativa nº 005/21, aprovada em março deste ano, quando se implantou no Poder Legislativo o Sistema de Deliberação Remota (SDR), como medida para contenção do coronavírus entre servidores e parlamentares, permitindo que as matérias legislativas fossem deliberadas de forma virtual.

“Decidimos extinguir as sessões de maneira híbrida e, com todos os deputados já vacinados, estamos mantendo o distanciamento e uso de máscara, e entendemos por fazer as sessões de modo presencial”, explicou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).

Sessão de quarta-feira é suspensa

Devido à presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), em Roraima, a sessão ordinária desta quarta-feira (29) foi transferida para 6 de outubro, após o feriado estadual do aniversário de 33 anos do Estado, comemorado em 5 de outubro.

Na quinta-feira (30), haverá sessão solene ao Dia do Vereador, a partir das 9h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. Os 157 vereadores dos 15 municípios serão homenageados com Moção de Aplausos e as Câmaras Municipais irão receber a Comenda Orgulho de Roraima.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (57.3) e redes sociais (@assembleiarr).

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Nonato Sousa e Tiago Orihuela