INTEGRAÇÃO ENTRE PODERES
Assembleia Legislativa presta homenagem aos vereadores e às Câmaras Municipais

A Assembleia Legislativa de Roraima concedeu moção de aplauso aos 157 vereadores dos 15 municípios do Estado e entregou a Comenda Orgulho de Roraima às Câmaras Municipais numa sessão especial na manhã desta quinta-feira (30). A cerimônia fez parte de uma homenagem ao Dia do Vereador, celebrado nesta sexta (1º).

“O vereador é aquele que está no bairro, na rua recebendo as demandas. Às vezes, a gente não dá valor pela sua limitação de resultados, mas ele passa esses pleitos para outras instâncias de poder, ou seja, é um porta-voz do povo junto à classe política e aos Poderes, por isso essa homenagem de hoje”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PCdoB).

Durante a solenidade, foram entregues os planos Diretor, de Saneamento Básico, de Resíduos Sólidos e georreferenciamento aos gestores municipais.

Elaborados pelo CAM (Centro de Apoio aos Municípios), órgão vinculado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia, que presta assessoramento técnico e legislativo aos Executivos e Legislativos municipais, os documentos criam, por meio de metas e objetivos, uma base de informações qualificadas que orientam o espaço físico, econômico e social do território.

A presidente do CAM, deputada Aurelina Medeiros (Pode), destacou que a iniciativa faz com que a expertise da Casa esteja a serviço dos Poderes locais.

“Nós somos um Estado novo, os municípios são ainda mais novos em sua grande maioria. Por isso, queremos levar aos vereadores a nossa experiência por meio do CAM. E para apoiarmos e buscarmos juntos o desenvolvimento de Roraima, nós estamos entregando hoje os planos, pois vocês [vereadores] são o primeiro pára-choque das rajadas das necessidades das pessoas”, afirmou.

Para subsidiar a execução de atividades, a criação de regimentos e leis em consonância com as normas federais e estaduais, também foram entregues os manuais do vereador e dos prefeitos com leis atualizadas e modelos de documentos regimentais.

De acordo com o prefeito de Bonfim e presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR), Joner Chagas (Republicanos), o suporte técnico especializado gratuito ajuda a implementar políticas públicas que são vitais para o acesso a recursos federais.

“Recebemos documentos importantíssimos, pois os municípios têm essa dificuldade financeira de contratar apoio, inclusive os órgãos de controle que ficam cobrando da gente saneamento básico e aterros sanitários, e esses projetos vão nos ajudar a arrecadar recursos federais”, disse.

No primeiro mandato como vereadora de Normandia, a indígena da etnia Macuxi Dani Esbell (SD) destaca que a homenagem reconhece os préstimos da vereança na sociedade e facilita o acesso aos meandros do mundo político, a partir dos manuais e planos estratégicos.

“Fico muito feliz com a Assembleia Legislativa nos prestigiar dessa maneira, pois nós somos os ouvidos e a boca da população. Quando a gente entra na política, está cru, sem saber como proceder, como são as leis, o que pode ou não fazer, por isso são muito importantes essas orientações e os planos entregues”, salientou.

Esse é o mesmo sentimento do vereador de Cantá, Ítalo Vogel (PP), também político de primeira viagem. “Eu sou muito jovem dentro da política, por isso qualquer ferramenta que possa contribuir com o meu crescimento, será muito bem-vinda. Além de ajudar o desenvolvimento de Cantá, que é um município carente, mas com muito potencial”, afirmou.

Os deputados estaduais Tayla Peres (PRTB), Eder Lourinho (PTC), Gabriel Picanço (Republicanos), Catarina Guerra (SD), Evangelista Siqueira (PT), Chico Mozart (Cidadania), Yonny Pedroso (SD), Renan (Republicanos), Lenir Rodrigues (Cidadania), Marcelo Cabral (sem partido), Betânia Almeida (PV), Odilon Filho (Patri), Coronel Chagas (PRTB), Jeferson Alves (PTB) e Jorge Everton (sem partido) prestigiaram o evento.

Os presidentes e/ou representantes das Câmaras Municipais e das 15 prefeituras, o governador Antônio Denarium (PP), o senador Mecias de Jesus (Republicanos), o ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RR) Brito Bezerra e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Anderson Carvalho, também estiveram presentes.

A sessão especial foi transmitida pela TV Assembleia (57.3) e redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Tiago Orihuela/ Nonato Sousa