Pular para o conteúdo

32 ANOS
TV Assembleia homenageia banda da Polícia Militar com documentário

“Banda da Polícia Militar: 32 anos tocando Roraima” é a homenagem prestada pela TV Assembleia ao conjunto musical da PM em forma de documentário. A estreia será nesta terça-feira, 5 de outubro, a partir das 13h30, no canal 57.3 e pelas redes sociais da Assembleia Legislativa (@assembleiarr).

 

O documentário contém depoimentos de militares participantes do início da história da banda, bem como os mais recentes integrantes, entre eles a única mulher do grupo, a sargento Ianny Princy. “É uma responsabilidade muito grande, satisfação enorme, um dever que eu tenho que cumprir todos os dias, honrar a minha posição ali como sendo a única mulher, me sinto realizada, feliz. Ser história da banda é muito gratificante”, disse ela.

 

Os instrumentos musicais são as armas utilizadas por estes policiais militares para levar alegria e entretenimento dentro e fora das paredes dos comandos militares. Para o público interno, segundo o capitão Sidney Gomes, a banda da Polícia Militar dá ritmo à tropa, executa hinos e canções nas formaturas. Para o externo, a pretensão é levar e divulgar a cultura popular e erudita na capital e no interior. “Fazer interação entre polícia e sociedade. A nossa banda é uma das unidades que tem como perfil o policiamento comunitário”, explicou.

 

Ainda segundo o capitão Gomes, a banda contribui para desmistificar a ideia de que a polícia foi feita para prender. “Quando a banda chega, vem o jovem, o adulto, todos gostam de música. Ajuda a melhorar a imagem da corporação”, destacou.

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), e o ex-deputado Oleno Matos são autores da Lei 1.269/2018, que institui como patrimônio cultural do Estado a Banda de Música da Polícia Militar de Roraima. “É um cartão-postal, se faz presente em muitas solenidades da PM, também levando a boa música à sociedade”, celebrou Sampaio.

 

Foram dias de ensaios e apresentações. Inclusive, a TV Assembleia acompanhou a apresentação no tradicional festejo de Nossa Senhora do Livramento, em Caracaraí, padroeira daquele município. “Lá, nós tivemos a oportunidade de falar com a população, é uma tradição da banda da Polícia Militar neste evento”, relembra o jornalista Williams Dias. “Gravar esse documentário foi especial porque falar de música é muito bom, falar de arte é prazeroso”, complementou.

 

 

Este ano, a TV Assembleia mostrou mais sobre o trabalho da banda da Polícia Militar com a transmissão do “Arraiá du Puliça”, em 29 de junho, Dia de São Pedro. Foi mais de uma hora de músicas, alegrias e descontração, além do resgate de músicas antigas interpretadas pelos músicos da corporação.

 

 

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Reprodução documentário/ Tiago Orihuela
SupCom ALERR

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Arquivos

0