Pular para o conteúdo

OUTUBRO ROSA
Assembleia Legislativa e Hospital de Amor promovem mutirão de saúde da mulher

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Assembleia Legislativa de Roraima e o Hospital de Amor promoverão mamografia e exame Papanicolau gratuitos para servidoras da Casa e população em geral. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos cânceres de mama e do colo do útero. Uma unidade móvel de saúde estará ao lado da sede do Poder Legislativo e as vagas serão limitadas.

Na quarta-feira (13), a “Carreta do Hospital de Amor” vai atender as servidoras da Assembleia Legislativa. Para este público, as inscrições serão feitas de forma presencial nesta sexta-feira (8), das 7h30 às 18h30, no Núcleo de Saúde da Casa. A população em geral será atendida na quinta (14). O agendamento deve ser feito na própria carreta no dia anterior. Para ambos os casos, será necessária a apresentação, original e cópia, do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O presidente da Assembleia Legislativa [Soldado Sampaio, PCdoB] é parceiro nesta ação e isso é muito bom. Vamos aproveitar. Quem sentir a necessidade e não fez os exames, tanto mamografia quanto Papanicolau, deve procurar atendimento. A saúde é muito importante e precisamos nos cuidar”, ressaltou a chefe do Núcleo de Saúde, Elissandra Silva.

Durante este mês, a carreta percorrerá vários pontos de Boa Vista e levará os serviços gratuitos a quem precisar. A supervisora administrativa do Instituto de Prevenção ao Câncer Hospital de Amor, Maria Helena Brito, esclareceu que a campanha será intensificada em outubro, mas os atendimentos permanecem o ano todo.

“Temos a campanha ‘Prevenção é o Ano Todo’. Estamos aqui de braços abertos para receber todas as mulheres, de 50 a 69 anos, que nos procurarem para mamografia, e de 25 a 64 anos, para exames de Papanicolau”, destacou. Não é preciso encaminhamento para ser atendida no Hospital de Amor. “O bom do nosso atendimento é que nós não exigimos encaminhamento médico, a paciente pode chegar de livre demanda, solicitar o exame e apresentar a documentação, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, sendo atendida em seguida”.

A mamografia é indicada para detectar nódulos ou alterações na mama e, se identificados, serão feitos exames, ultrassonografias ou consulta para necessidade de biópsias. “Gostaria de ressaltar a importância de as mulheres fazerem os exames de mama e Papanicolau, pois, se identificado algo, ela pode iniciar o tratamento precoce e terá até 95% de chances de cura”, complementou Maria Helena.

 

 

O Hospital de Amor funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e sexta-feira, das 7h às 17h, na Via das Flores, nº 1.560, bairro Pricumã, zona Sul de Boa Vista. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (95) 3621-5000.

Critérios

Para a mamografia, é preciso ter de 50 a 69 anos. Para o exame preventivo, a idade é de 25 a 64 anos, não pode estar menstruada, não ter relações sexuais nem usado creme ginecológico pelo menos três dias antes da coleta de material.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Tiago Orihuela

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas