Pular para o conteúdo

INCENTIVO À DOAÇÃO
Deputados aprovam PL que cria selo ‘Sangue Amigo’ para estimular trote solidário

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou na manhã desta quarta-feira (13) o Projeto de Lei (PL) 174/2019, de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB), que cria o selo gratuito “Sangue Amigo” para as instituições de ensino superior estimularem o trote solidário, com o objetivo de incentivar a doação e manter os estoques do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado.

Para a aquisição do selo, as instituições devem se comprometer a organizar campanhas de doação, anual ou semestralmente, em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia. Além disso, o estudante que aderir à campanha, doando sangue, terá falta abonada no dia.

Neto Loureiro destacou que a ideia é tornar o trote – ritual de boas-vindas àqueles que ingressam no ensino superior – cada vez menos violento e vexatório, por meio de um ato humanitário que salva vidas e, consequentemente, incutindo o hábito da doação entre os mais jovens.

“Esse selo vem para incentivar as universidades que fazem trote, que ele seja solidário, buscando incentivar a doação de sangue entre os calouros, já que a prática é comum nessas instituições. Então, aproveito a oportunidade para pedir para os meus colegas parlamentares votarem sim”, defendeu o deputado em Plenário.

 

 

O selo “Sangue Amigo” será elaborado e emitido em arquivo digital por órgão determinado pelo Poder Executivo e tem validade de um ano, podendo ser renovado, desde que os centros educacionais deem continuidade às campanhas de doação de sangue.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Jader Souza

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas