Pular para o conteúdo

OUTUBRO ROSA
Servidoras da Assembleia Legislativa têm acesso a exames na carreta do Hospital de Amor

O expediente das servidoras efetivas, comissionadas e colaboradoras terceirizadas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) começou diferente nesta quarta-feira (13). Uma ação conjunta do Poder Legislativa e o Hospital de Amor – instituição filantrópica de referência no tratamento precoce do câncer – colocou à disposição uma unidade de saúde móvel para exames gratuitos de mamografia e Papanicolau.

A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos cânceres de mama e do colo do útero, como explica o presidente da Casa, Soldado Sampaio (PCdoB).

 

“Essa é uma parceria da Casa, por meio do Núcleo de Saúde, com o Hospital de Amor em homenagem ao Outubro Rosa. Por isso, estamos promovendo hoje [quarta-feira] para as servidoras e amanhã [quinta,14] para as mulheres de modo geral que queiram fazer seus exames”, destacou.

 

 

A região Norte possui a maior taxa de incidência de câncer do colo do útero do Brasil. Um dos motivos é que, no estágio inicial, a doença geralmente não apresenta sintomas, e a única forma de prevenção se dá através de políticas públicas que promovam o diagnóstico precoce.

Para a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), não basta apenas abrir o debate sobre a saúde da mulher em outubro, mas fornecer os mecanismos de prevenção. “Não devemos só fazer a campanha Outubro Rosa, enfeitar prédios com a cor, distribuir panfletos, mas também ter atividades para o diagnóstico. Nós, mulheres, precisamos nos cuidar em primeiro lugar, pois nada é mais importante que o valor da vida”, destacou.

Comodidade

A unidade de saúde móvel estacionada na Avenida Nossa Senhora da Consolata, ao lado da ALE-RR, garantiu conforto e segurança para a realização do Papanicolau da servidora e militar Mônica de Paula Onofre, 43 anos. Ela aproveitou para fazer o preventivo, o que deve ocorrer anualmente, e destacou que os exames são um passo importante para tratamento inicial dos cânceres.

“Muitas pessoas não têm condições de fazer os exames, por isso essa iniciativa é tão importante. É uma questão de rotina e é necessário que toda mulher fique a par, pois num exame podemos descobrir alguma coisa e ter mais tempo para tratar”, disse.

As deputadas Catarina Guerra (SD), Yonny Pedroso (SD) e Tayla Peres (PRTB) também visitaram o local da campanha.

População em geral

Nesta quinta-feira (14), será a vez da população em geral ter acesso ao serviço, disponível das 7h às 18h, para quem se cadastrou nesta quarta. Os atendimentos também serão feitos por ordem de chegada na unidade móvel do Hospital de Amor estacionada na Avenida Nossa Senhora da Consolata, ao lado da ALE-RR.

 

 

 

Com um caso de câncer de mama na família, o que aumenta o risco de desenvolvimento da doença, a dona de casa, Vânia Neuber, 47 anos, moradora do bairro Jardim Equatorial, foi até a sede do Poder Legislativo para ter direito aos exames. Segundo ela, que está desempregada, os altos valores dos exames comprometem o autocuidado.

 

“Acho muito bom a gente cuidar da saúde em primeiro lugar e, como tenho que fazer os preventivos todos anos e a mamografia pelo câncer que a minha tia teve, eu vim. Hoje em dia, uma mamografia está muito cara, por isso essa campanha é muito boa, pois tem muita gente sem condições como eu, por exemplo”, argumentou.

 

‘Prevenção é o ano todo’

 

Todo mês é Outubro Rosa no Hospital de Amor. Com a campanha “Prevenção é o ano todo”, a instituição oferece exames de mamografia e Papanicolau durante todo o ano, de forma gratuita, de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e sexta-feira, das 7h às 17h, na Via das Flores, nº 1.560, bairro Pricumã, zona Sul de Boa Vista. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (95) 3621-5000.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Jader Souza / Nonato Sousa / Tiago Orihuela

SupCom

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas