Pular para o conteúdo

PARCERIA COM O LEGISLATIVO
Mais de 180 exames preventivos são feitos na carreta do Hospital de Amor em dois dias de atendimento

Em apenas dois dias, mais de 180 exames de Papanicolau e mamografia foram feitos na carreta do Hospital de Amor estacionada ao lado do prédio da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos cânceres de mama e do colo do útero. Outras 40 mulheres foram encaminhadas para atendimento no Hospital de Amor.

A colaboração entre o Poder Legislativo e o hospital possibilitou que dezenas de mulheres, entre elas servidoras da Assembleia, tivessem acesso gratuito aos exames na quarta-feira (13), quando 95 foram atendidas, e nesta quinta (14), quando se registraram 90 atendimentos. Os resultados ficam prontos em 40 dias.

O presidente da Assembleia, Soldado Sampaio (PC do B), ressaltou a importância da prevenção à doença.

“É gratificante saber que a Assembleia Legislativa contribuiu mais uma vez na vida de dezenas de mulheres com a parceria do Hospital de Amor e trouxe a carreta com exames essenciais para identificação precoce de doenças, como o câncer de mama e do colo do útero. O reflexo maior é na paciente. Ela é a maior beneficiária”, disse.

Carina Mendes, 29 anos, foi uma das beneficiadas. A universitária chegou cedo à fila de espera e aproveitou a oportunidade para colocar os exames anuais em dia. Há mais de um ano, em isolamento por conta da pandemia de covid-19, ela deixou de fazer os procedimentos médicos de rotina.

“Deixei de me cuidar por medo do coronavírus. Mas com essa oportunidade, coloquei em dia meus exames. É uma bela parceira e acho muito importante a atitude da Assembleia Legislativa. O atendimento foi humanizado e fui tratada muito bem”, afirmou.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam um aumento de 11% no número de casos anuais de câncer de mama em mulheres, se comparadas as projeções para 2018-2019 e 2020-2021. Vitória Lana, enfermeira do Hospital de Amor, confirma os altos números, mas afirma que, em contrapartida, pesquisas científicas citam a incidência de 95% de chances de cura da doença, quando diagnosticada logo.

“A prevenção salva vidas, pois detectamos a doença precocemente, tanto o câncer do colo do útero quanto de mama. Com o prognóstico em mãos, a paciente começa o tratamento com rapidez”, explica. Os exames foram realizados em mulheres com idade de 25 a 69 anos.

 

Hospital de Amor 

Em junho, o Ministério da Saúde e o governo de Roraima inauguraram o Hospital de Amor, em Boa Vista. A unidade de saúde é filantrópica, construída pela iniciativa privada e administrada pela Fundação Pio XII, sendo uma referência no Brasil na prevenção e no tratamento de câncer.

O hospital tem caráter preventivo e quando se apresenta alteração em algum exame, a paciente é convocada para fazer ultrassonografia de mama, colposcopia e biópsia. Com o diagnóstico fechado, o profissional de saúde a libera ou dá prosseguimento ao tratamento.

 

Com a campanha “Prevenção é o ano todo”, o Hospital do Amor oferece exames de mamografia e Papanicolau durante todo o ano, gratuitamente, de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e sexta-feira, das 7h às 17h. As interessadas podem realizar o cadastro presencialmente, na Via das Flores, nº 1.560, bairro Pricumã, zona Sul de Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 3621-5000.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas