NAS ONDAS DO RÁDIO
Rádio Assembleia comemora seis meses no ar com prestação de serviço de utilidade pública aos roraimenses

Nesta quinta-feira (21), faz seis meses que notícias sobre o Poder Legislativo de Roraima chegam diariamente aos cidadãos pelas ondas da Rádio Assembleia (98.3 FM), que se consolidou no cenário roraimense e tornou-se importante veículo de comunicação, fortalecendo a democracia e prestação de serviços sociais no Estado.

A programação da emissora é de segunda a domingo, com informações sobre as atividades da Assembleia Legislativa, entrevistas com os deputados, notícias locais e do mundo, esporte e música. O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), fez um breve apanhado do trabalho relevante prestado a Roraima e afirmou que a parceria com o Senado Federal solidificou a rádio no âmbito da comunicação legislativa, proporcionando mais transparência ao trabalho desenvolvido.

“A Rádio Assembleia evoluiu bastante em apenas seis meses de instalação e isso é resultado de um trabalho em conjunto da Superintendência de Comunicação com os parlamentares e que tem total apoio desta Mesa Diretora. Vamos expandir ainda mais nossa rede de comunicação para que o cidadão tenha conhecimento do trabalho que o Legislativo vem desenvolvendo no Estado ao longo desses 30 anos”, ressaltou Sampaio.

A superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Sônia Lúcia Nunes, destacou a importância da programação da emissora e afirmou que a Casa cumpre o papel de manter a sociedade bem informada e por dentro das ações do Parlamento.

“A rádio surgiu para ser mais um canal de comunicação ao cidadão roraimense. Assim, ele pode acompanhar o que cada parlamentar está fazendo em prol da população, proporcionando uma prestação de contas, de forma clara e transparente. Temos uma equipe dedicada e que busca, diariamente, a melhor informação para a sociedade. Tudo isso é possível, pois temos uma Mesa Diretora que dá todo o apoio”, afirmou.

Sintonia entre sociedade e Parlamento

A Rádio Assembleia 98.3 FM é transmitida na mesma frequência da Rádio Senado FM e prioriza as sessões deliberativas e plenárias, além das ações parlamentares. São quatro horas de programação local eclética e muito diversificada, incluindo transmissão ao vivo dos debates e votações no plenário e comissões permanentes da Casa, divulgando também a cultura local.

O programa “Música que a Gente Gosta” é apresentado pelo radialista Antônio Sousa, das 8h às 9h. Logo em seguida, entra no ar “Parlamento de Ponta a Ponta”, com os jornalistas Ellen Ferreira e Dennis Martins, até às 11h30. Nele, são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, com entradas dos repórteres e entrevistas com parlamentares, contando com material produzido pela equipe de jornalismo da ALE-RR em sua grade, garantindo aos cidadãos de Roraima informações relevantes do Parlamento.

“Diário do Parlamento” é apresentado pela jornalista Angra Soares e aborda as principais reportagens ligadas à instituição, entrevistas e quadros informando as indicações parlamentares, projetos de lei e esclarecendo as dúvidas dos ouvintes sobre os programas especiais da ALE-RR, de forma dinâmica e responsável.

Aos sábados, das 9h às 12h, a rádio ALE-RR transmite o “Revista Musical”, apresentado pelo radialista Josué Araújo, um programa que valoriza as músicas locais, atuais e antigas, e entrevista artistas regionais. Aos domingos, das 10h às 12h, o “Domingo Esportivo”, apresentado pelos radialistas Waldenir Benttes e Bernardo Silva, promove um bate-papo interativo sobre o mundo dos esportes, com notícias e entrevistas com atletas e outras pessoas da área. Às sextas-feiras, a programação da Rádio Assembleia pode sofrer alterações se houver transmissão da sessão plenária do Senado.

Parceria

A Rádio Assembleia (98.3 MHz) é fruto do convênio com a Assembleia Legislativa de Roraima e o Senado Federal, criada para levar informações sobre os trabalhos legislativos aos ouvintes, além de programas musicais de qualidade.  Os desafios para a implantação da rádio em Roraima foram muitos.

“Colocar um veículo de comunicação no ar e ainda institucional, não é fácil, mas tivemos muito apoio da atual presidência e do Senado Federal, nos proporcionando capacitação técnica para que a sociedade pudesse desfrutar da melhor informação”, ressaltou Sônia Nunes.

Segundo ela, a expansão da rádio é uma das metas, com investimentos significativos na área. “Pretendemos levar o sinal para outros municípios, pois hoje alcançamos até Iracema. Queremos implantar um novo estúdio para entrevistarmos outras pessoas, de forma simultânea e investindo também em outras plataformas digitais”.

Atualmente, a rádio ALE-RR pode ser acessada pelo portal da Casa, https://al.rr.leg.br.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Jader Souza / Tiago Orihuela / Eduardo Andrade