INCENTIVO AO ESPORTE
Assembleia Legislativa reforça apoio a desportistas roraimenses com assinatura de convênio

O esporte tem sido pauta constante na Assembleia Legislativa de Roraima. E para reforçar o apoio dado ao segmento, o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (PCdoB), e o deputado Coronel Chagas (PRTB) participaram da assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Lifajac (Liga de Futebol Amador Jardim Caranã), para realização de campeonatos em todo o Estado. A solenidade ocorreu no Palácio da Cultura, na noite desta quinta-feira (21).

Em junho deste ano, Soldado Sampaio recebeu representantes dos clubes de futebol amador e profissional para tratar das principais demandas e reivindicações das categorias. Entre elas, a falta de fomento à modalidade esportiva. A assinatura do convênio é o ponto de partida para outras ações, segundo ele.

“A Mesa Diretora tem promovido e apoiado o esporte roraimense, com divulgação, transmissão pela TV Assembleia e debates. Viemos reafirmar o compromisso com a classe desportiva roraimense. E esse campeonato representa o retorno gradual dos desportistas aos campos”, salientou o parlamentar.

O último “peladão”, como é chamado o campeonato de futebol amador, ocorreu há quase três anos. As dificuldades se acentuaram com a pandemia, mas, com esse fomento, disse o deputado Coronel Chagas, chegou a hora de voltar ao normal.

“O governador Antônio Denarium [PP] abraçou essa causa, todos nós nos demos as mãos com um só objetivo para fazer com que tudo volte, aos poucos, ao normal. E o esporte é uma das maneiras mais saudáveis de se fazer isso”, avaliou.

Denarium agradeceu o apoio dos parlamentares. “A Assembleia Legislativa tem nos apoiado em todas as ações, assim como a bancada federal. São nossos parceiros. É a Liga de Futebol que está sendo beneficiada”, destacou.

Campeonatos

O convênio vai possibilitar a realização do Campeonato Adulto Amador, Peladão Sub-17 de Futebol Amador, Peladão Master de Futebol Amador, Peladão Feminino de Futebol Amador, com a participação de 3.840 homens e mulheres, da capital e interior, de 128 clubes, com início em 13 de novembro, seguindo até maio de 2022.

Para Emerson Souza, organizador do Peladão 2021-2022, com a assinatura vai haver o fortalecimento do futebol amador e valorização de quem se dedica ao esporte. “Relevante para a sociedade e a liga vem celebrar essa festa para o futebol amador, algo de grande valia pra gente esse convênio”.

Momento esperado pelo presidente da Lifajac, Valdecir Souza. “Grande expectativa, porque a gente pode realizar o maior evento de futebol amador do Estado”.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade / Marley Lima