Ruas vazias, lojas fechadas, medo de sair de casa. Essas foram algumas das consequências trazidas pela pandemia, com impactos negativos na cultura, política e economia. A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa lançará nesta segunda-feira (25) um minidocumentário que mostra como autônomos e microempresários sobreviveram a essa crise.
A reportagem especial será transmitida pela TV Assembleia, canal 57.3, às 13h30, com reprise às 17h, 19h30 e 21h30, e conta a história de Jucileide Reis, dona de casa, Lúcia Bezerra, empreendedora na área de decoração de festas, Gilson Celino, vendedor, e Nelson Martins, gerente de supermercado. As ocupações são diferentes, mas eles tiveram em comum a interrupção dos sonhos.
O marido de Jucileide ficou desempregado, com duas filhas para sustentar e sem perspectiva de uma vaga de trabalho. A organizadora de festas Lúcia Bezerra ficou sem pagar aluguel, demitiu funcionários e precisou da ajuda de familiares para se manter. Nelson Martins, proprietário de supermercado, viu as vendas diminuírem, e Gilson Celino fechou o restaurante, que era a fonte de renda da família.
Foi quando os poderes Legislativo e Executivo se uniram para aprovar as leis que instituíram o “Renda Cidadã” e o “Auxílio Empreendedor”, que beneficiaram várias famílias, dando a elas a esperança de dias melhores e de reerguer os empreendimentos.
O Auxílio Empreendedor destinou R$1,5 mil para trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais e agricultores familiares que se encontravam em vulnerabilidade econômica. Já o Renda Cidadã, ajuda famílias com um cartão-alimentação no valor de R$200 reais.
O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PCdoB), falou da satisfação de participar dos programas. “Aprovamos projetos de lei, emendas, acrescentamos sugestões vindas da sociedade, de entidades de classe, o que permitiu que estendêssemos a mão para quem mais precisa, as vítimas da pandemia”.
“Não podíamos sair de casa para evitar contato em razão da pandemia. O que nos ajudou foi o apoio do cartão-alimentação. Parecia pouco, mas era com o que comprávamos o frango e o arroz. Foi uma grande ajuda”, disse a dona de casa Jucileide Reis, uma das beneficiadas com o Renda Cidadã.
Mais de 700 estabelecimentos em todo o Estado foram credenciados para aceitar o cartão do Renda Cidadã. A iniciativa aumentou diretamente o poder de compra da população e movimentou a economia local. Nelson Martins, gerente de um supermercado localizado na zona Oeste de Boa Vista, afirmou que o cartão gerou um crescimento de quase 30% nas vendas mensais no empreendimento dele.
Willians Dias, repórter da TV Assembleia, foi quem produziu o minidocumentário e conta um pouco como foi a experiência. “Ouvimos várias pessoas para entender a necessidade vivida durante uma época tão difícil, a pandemia, e tentamos retratar como a vida de pessoas comuns mudou com a aprovação das leis que autorizaram os auxílios”.
Texto: Amanda Teixeira
Foto: Reprodução TV Assembleia
SupCom ALE-RR