Pular para o conteúdo

‘A BELEZA DA MINHA LUTA’
Exposição encerra programação do Outubro Rosa na Assembleia Legislativa

No Espaço Cultural Malu Campos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nove mulheres foram homenageadas no fim da tarde desta quarta-feira (27) na exposição fotográfica “A Beleza da Minha Luta”, que retratou a história de superação delas no tratamento do câncer. A cerimônia foi promovida pela Procuradoria Especial da Mulher para encerrar o Outubro Rosa, campanha de sensibilização e prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero.

Antonia Sousa, Lunar Magalhães, Maria Aparecida, Larisse Santos, Eloina dos Santos, Hessy Leite, Elcyane Borges, Maria Dalva e Francisca Gonçalves foram as mulheres que receberam o troféu com o nome da exposição e um buquê de flores, diretamente das mãos da procuradora Especial da Mulher, deputada Betânia Almeida (PV) e do presidente da Casa, Soldado Sampaio (PCdoB).

O presidente da Assembleia Legislativa abriu a solenidade ressaltando as ações que o Poder Legislativo promove em prol da mulher, por meio da procuradoria e do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), com palestras, capacitações e campanhas de prevenção, e deixou um recado para todo o público feminino.

“A prevenção ainda é o melhor remédio. Procure um profissional, faça o autoexame. Acima de tudo, a doença tem cura”, afirmou.

 

 

 

 

O momento foi de muita emoção para a procuradora especial da Mulher, deputada Betânia Almeida (PV), que relembrou a luta contra o câncer de mama que a própria mãe, Genilda Martins de Almeida, viveu com 84 anos de idade. Ela aproveitou a ocasião e fez um discurso em homenagem à mãe, que esteve presente na exposição.

“Eu não consigo imaginar o que cada mulher aqui passou na luta contra essa doença, mas sei que são mulheres fortes e que, acima dos problemas, elas acreditaram e tiveram fé. As mulheres merecem ser cuidadas e é por isso que a Procuradoria da Mulher trabalha com prevenção e na luta pela garantia da igualdade”. Betânia Almeida concluiu dizendo que é uma honra participar de um evento ao lado de mulheres que viveram a doença.

Elcyane Borges, psicóloga, foi uma das mulheres que fez parte da exposição, passou pelo tratamento e venceu o câncer. Ela conta que relembrou a luta, mas com outra visão, de força e superação.

“Nem em meus maiores devaneios, imaginei ser homenageada em uma exposição pela Assembleia. Meu sentimento é de gratidão pela vida, pelos desafios superados, pelo meu suporte que foi minha família e a Deus que me concedeu a vida”, garantiu.

Durante a exposição, estiveram presentes servidores, familiares das homenageadas e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR).

 

Texto: Amanda Teixeira

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas