Pular para o conteúdo

NOVEMBRO AZUL
Live promovida pela Assembleia Legislativa vai abordar como evitar câncer de próstata

A partir das 19h desta sexta-feira (19), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove uma live sobre a saúde do homem com mediação do psicólogo Wagner Costa e participação do urologista Mário Maciel como convidado especial.

O evento, que faz parte da programação do Poder Legislativo em referência ao Novembro Azul, mês dedicado à campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata, será transmitido pela TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais (@assembleiarr).

“As atividades preventivas são sempre fundamentais para evitar o desenvolvimento e o agravamento de qualquer doença. E, neste mês, elas estão voltadas para o Novembro Azul, com campanhas que mostram como prevenir o câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens, como alcoolismo e tabagismo”, afirmou o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), autor da Lei nº 1.036, de 30 de março de 2016, que institui a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) mostram que Roraima registrou um aumento de 60% nos casos de homens diagnosticados com câncer de próstata em 2020. Este ano, já foram 30 novos registros.

O psicólogo Wagner Costa disse não ter dúvida de que o desconhecimento é um dos fatores que leva o homem a se recusar a fazer o exame, e que a live será uma oportunidade de desmistificar e melhor conhecer os benefícios do exame, um procedimento simples que previne e salva vidas.

 

“Masculinidade  não é aprendida. Pesquisas científicas já afirmam que isso se define pelos hormônios. Então, o homem não precisa sexualizar o exame de próstata nem reforçar o preconceito”, ressaltou.

 

 

 

 

O urologista Mário Maciel disse haver algumas informações de que o homem e a sociedade em geral precisam saber sobre o exame de próstata. “Ele deve ser feito a partir dos 45 anos de idade. Os homens que têm histórico na família de câncer ou que sejam afrodescendentes, devem procurar um urologista. Em geral, se recomenda que o faça anualmente a partir dos 50 anos”, detalhou.

 

 

 

 

 

Conscientização

Desde o início do mês, a Assembleia Legislativa de Roraima está iluminada de azul, em referência à campanha de prevenção do câncer de próstata. Além do ato simbólico, o Poder Legislativo fomenta os cuidados com a saúde masculina ao aprovar leis que promovam a conscientização da sociedade.

Uma dessas iniciativas é a Lei 1.036, de 30 de março de 2016, de autoria do deputado Soldado Sampaio (PCdoB), que institui a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem. Outro exemplo é a Lei 1.195/2017, dos parlamentares Jalser Renier (SD) e Dhiego Coelho (PTC), que trata da concessão de uma folga anual para a realização de exames que previnam os cânceres de pele, mama, do colo do útero, da próstata e do pulmão.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade/ Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas