Próximo ao primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece neste domingo (21), os candidatos já estão concluindo os preparativos para as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, além da mais temida: a redação. Ir bem na avaliação subjetiva pode ser um diferencial para o candidato.
A estudante Andressa Barros quer garantir uma vaga no curso de medicina. Apesar de não ser o seu forte, ela se preparou para a fazer a redação e melhorar a nota.
“A redação sempre foi um peso pra mim. Nos anos anteriores em que fiz a prova, minha média não era das melhores, mas este ano eu vim me preparando e percebi uma melhora significativa no teste de escrita”, conta Andressa.
A ansiedade, intensificada pela pandemia de covid-19, pode ser um fator prejudicial para um bom texto, mas para a professora de português e redação da Escolegis (Escola do Legislativo), Gracinara Teixeira, é preciso ter preparo e muita tranquilidade para construir um bom texto.
“No sábado, já evite estudar muito, dê uma volta na praça, converse, não fique até de madrugada estudando e faça refeições mais leves, para que isso não o prejudique no dia seguinte”, orienta a professora.
Para ela, a redação deve ser feita com, no mínimo, quatro parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e o de conclusão. “Nessa conclusão, o aluno deve começar com o conectivo, reafirmar a sua posição e apresentar o que a gente chama de cinco elementos: a ação, o agente, o meio como vai ser feito, um detalhe e um efeito”, aconselha.
No exame deste ano, o tema será o mesmo para as versões impressa e digital. O texto deverá ser feito à mão e, para isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Também é preciso um documento oficial de identificação com foto e uma máscara de proteção facial, que deverá ser utilizada durante a prova. Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico.
Preparatório da Escolegis
A Escolegis, programa social da Assembleia Legislativa de Roraima, ofertou em setembro um curso preparatório completo para o Enem. As aulas tiveram conteúdo focado nas disciplinas cobradas no exame e os alunos puderam tirar dúvidas com os professores por meio da plataforma EaD (ensino a distância).
Texto: Winicyus Gonçalves
Foto: arquivo
SupCom ALE-RR