Pular para o conteúdo

ENEM
Dicas de professora da Escola do Legislativo podem garantir uma boa prova de redação

Próximo ao primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece neste domingo (21), os candidatos já estão concluindo os preparativos para as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, além da mais temida: a redação. Ir bem na avaliação subjetiva pode ser um diferencial para o candidato.

A estudante Andressa Barros quer garantir uma vaga no curso de medicina. Apesar de não ser o seu forte, ela se preparou para a fazer a redação e melhorar a nota.

“A redação sempre foi um peso pra mim. Nos anos anteriores em que fiz a prova, minha média não era das melhores, mas este ano eu vim me preparando e percebi uma melhora significativa no teste de escrita”, conta Andressa.

A ansiedade, intensificada pela pandemia de covid-19, pode ser um fator prejudicial para um bom texto, mas para a professora de português e redação da Escolegis (Escola do Legislativo), Gracinara Teixeira, é preciso ter preparo e muita tranquilidade para construir um bom texto.

“No sábado, já evite estudar muito, dê uma volta na praça, converse, não fique até de madrugada estudando e faça refeições mais leves, para que isso não o prejudique no dia seguinte”, orienta a professora.

Para ela, a redação deve ser feita com, no mínimo, quatro parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e o de conclusão. “Nessa conclusão, o aluno deve começar com o conectivo, reafirmar a sua posição e apresentar o que a gente chama de cinco elementos: a ação, o agente, o meio como vai ser feito, um detalhe e um efeito”, aconselha.

No exame deste ano, o tema será o mesmo para as versões impressa e digital. O texto deverá ser feito à mão e, para isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Também é preciso um documento oficial de identificação com foto e uma máscara de proteção facial, que deverá ser utilizada durante a prova.  Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico.

Preparatório da Escolegis

A Escolegis, programa social da Assembleia Legislativa de Roraima, ofertou em setembro um curso preparatório completo para o Enem. As aulas tiveram conteúdo focado nas disciplinas cobradas no exame e os alunos puderam tirar dúvidas com os professores por meio da plataforma EaD (ensino a distância).

Texto: Winicyus Gonçalves

Foto: arquivo

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas