Pular para o conteúdo

24ª EDIÇÃO
Assembleia Legislativa de Roraima participa da Conferência Nacional da Unale

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) marcará presença na 24ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que acontece pela primeira vez de forma híbrida (on-line e presencial), de 24 a 26 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com o tema “Unale 25+ Presente – Redesenhando os Caminhos do Parlamento”.

“A Assembleia Legislativa de Roraima sempre se fez presente e com boa participação nesses encontros e, historicamente, de forma efetiva dentro da Unale, onde encaminhamos as demandas comuns das demais assembleias”, afirmou o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (PCdoB).

 

Com a missão de defender os interesses estaduais coletivos, buscar parcerias para o aperfeiçoamento e qualificação do Legislativo, difundir ações e a importância das Assembleias Legislativas no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país, a Unale foi fundada em 1996, reúne as 27 Casas Legislativas e tem 1.059 deputados estaduais filiados.

Os parlamentares roraimenses Gabriel Picanço (Republicanos), tesoureiro; Yonny Pedroso (SD), secretária; e Catarina Guerra (SD), membro do conselho fiscal, fazem parte da atual diretoria da entidade.

De acordo com Sampaio, a conferência deste ano terá um sabor a mais, já que Gabriel Picanço recebeu convite para ser vice-presidente da região Norte, na gestão de 2022. “Ainda temos a felicidade de já fazer parte de uma chapa com o deputado. Isso é algo bem representativo”, comemorou.

Para Picanço, o cargo é motivo de honra e, com isso, espera fortalece a defesa regional. “Fomos agraciados, o que para nós é um orgulho para Roraima, pois já é consenso entre os filiados assumirmos como vice-presidente da Unale da região Norte. Então, eu vou comandar na vice-presidência os nove estados e contemplar as demandas para fazermos juntos a defesa deles”, garantiu.

Com a expectativa de mobilizar cerca de 30 mil pessoas, remota e presencialmente, entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, governadores, palestrantes, ministros, organizações nacionais e delegações internacionais, até o momento, confirmaram presença  como representantes de Roraima no evento nacional os deputados Chico Mozart (Cidadania), Evangelista Siqueira (PT), Gabriel Picanço (Republicanos), Jânio Xingu (PSB), Renato Silva (Pros), Renan (Republicanos), Tayla Peres (PRTB), Neto Loureiro (PMB), Lenir Rodrigues (Solidariedade) e Yonny Pedroso (SD).

Cobertura 

A conferência, considerada o maior encontro legislativo da América Latina, contará com cobertura da Superintendência de Comunicação da ALE-RR. Os roraimenses poderão acompanhar a participação dos deputados e ter acesso aos grandes debates, em prol do desenvolvimento estadual e nacional.

A superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes, destacou a importância da programação especial e afirmou que a Casa cumpre o papel institucional de manter a sociedade bem-informada e por dentro das ações do Parlamento.

“Desde 2017, a TV Assembleia faz transmissões ao vivo da Unale. Diferente do que muita gente pensa, o encontro é para discutir problemáticas locais e nacionais. Com isso, a população vai poder acompanhar de casa pela TV Assembleia, site [https://al.rr.leg.br/

] e redes sociais [@assembleiarr] um pouco do trabalho dos deputados”, disse.

Num país de dimensões continentais, o encontro ganha ainda mais relevância ao conectar as assembleias de regiões tão distintas, reverberando nacionalmente tanto os desafios comuns como as particularidades de cada ente federativo.

“Da Assembleia, temos levado temas como meio ambiente, garimpo, o bloqueio da BR-174, ou seja, é uma forma de pedir apoio das outras assembleias para que os nossos problemas locais cheguem ao Congresso Nacional”, acrescentou a superintendente.

Programação da 24ª Conferência Nacional da Unale 

No ano em que a Unale completa 25 anos de trabalho, o tema principal, que norteará os debates com personalidades de renome nacional e internacional, será “Unale 25+ Presente – Redesenhando os caminhos do Parlamento”, em especial no cenário de pandemia.

As atividades serão iniciadas na quarta-feira (24), com os eventos simultâneos de cerca de 15 entidades ligadas ao legislativo estadual, como os organizados pela Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE); a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) e a União dos Parlamentares do Mercosul (UPM).

No segundo dia, quinta-feira (25), convidados poderão acompanhar várias discussões sobre marketing digital eleitoral, inovações no cenário político e econômico, emprego e renda, tecnologia nos parlamentos e gestão inovadora, educação, modelos de saúde, covid-19, agronegócio, mudanças no código eleitoral, modernização dos processos legislativos, entre outros. Também haverá a abertura da Assembleia Geral Ordinária para a eleição da nova diretoria executiva da entidade.

No encerramento, na sexta-feira (26), serão apresentados os finalistas da segunda edição do Prêmio Assembleia Cidadã, criado com o objetivo de incentivar projetos de destaque nas categorias de Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. Os ganhadores serão escolhidos pelos participantes e premiados ainda durante o evento.

O projeto vencedor recebe o selo da Assembleia Cidadã, R$ 20 mil para serem investidos em projetos futuros e o troféu transitório que fica em exposição na Casa Legislativa pelo prazo de um ano.

Texto: Suellen Gurgel

SupCom ALE-RR

Foto: Unale e SupCom ALE-RR

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Arquivos

0