Pular para o conteúdo

AMAJARI
Mais de 130 moradores de comunidades indígenas iniciam curso de secretariado da Escola do Legislativo

O curso de secretariado oferecido gratuitamente pela Escola do Legislativo (Escolegis) nas comunidades indígenas de Três Corações e Araçá, ambas em Amajari, começou nesta segunda-feira (22) e contou com a participação de 131 moradores. A capacitação itinerante no município localizado a 164 quilômetros de Boa Vista segue até esta quarta (24).

O projeto da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) leva qualificação profissional ao interior do Estado. A previsão inicial era de 90 vagas para as duas localidades. A presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (SD), explicou que o sucesso no número de interessados nos cursos reflete a necessidade de uma política pública a partir das demandas da população.

“Amajari hoje é um dos campeões de solicitação de nossos cursos, sendo secretariado o mais requisitado. Ficamos muito felizes com a participação da população, de termos de ampliar as vagas e providenciarmos mais material. Isso é que nos motiva e nos faz acreditar que estamos no caminho correto”, comemorou.

 

Encontro de gerações

 

Na Escola Estadual Indígena Santa Luzia, na Comunidade Três Corações, o curso de 40 horas de duração e com direito à certificação reuniu gerações em busca de emprego e aperfeiçoamento profissional, a exemplo do servidor público e estudante de direito Enerson Alves da Silva, 46 anos, e seu filho Gabriel Alves, 17. Os dois são da etnia Macuxi.

“Nunca é tarde para a gente se desenvolver, aprender e aproveitar a oportunidade dentro da comunidade, principalmente em razão da dificuldade de locomoção, da distância. Temos aqui hoje jovens e adultos participando, tanto que convidei meu filho para fazer o mesmo e começar a ver o mercado de trabalho”, afirmou Enerson.

O adolescente, que já trabalhou na área de vendas, não pensou duas vezes quando o pai fez o convite. Para ele, a qualificação pode ser um diferencial na hora de brigar por uma colocação no mercado de trabalho. “Esse curso é um meio de adquirir conhecimento e, quem sabe, garantir uma vaga num emprego melhor. E o bom de estar com o meu pai aqui é que a gente se entende, se ajuda”, disse.

Criar mecanismos que assegurem emprego aos jovens indígenas é um desafio, especialmente devido ao precário acesso às comunidades. Isolados e sem oferta de qualificação profissional, eles sofrem com subempregos, quando conseguem. Por isso, conforme o secretário de Assuntos Indígenas de Amajari, Francisco Rodrigues Júnior, a iniciativa da Escolegis merece ser aplaudida.

“Esse curso está sendo muito importante. A Escolegis está de parabéns ao chegar às comunidades indígenas e dar oportunidade a nossa juventude indígena”, destacou.

 

Secretariado 

O curso dá noções básicas de como gerir o fluxo de informações dentro de uma empresa, escritório, hospital ou escola. Além do armazenamento e elaboração de documentos, como entradas e saídas de arquivos, e relatórios, a professora de secretariado da Comunidade do Araçá, a wapichana Alexandrina Pereira da Silva, comenta que a metodologia das aulas ajuda a melhorar a escrita dos alunos.

“Eu trouxe as atividades baseadas em redações. Conforme a leitura de cada conteúdo, a gente faz uma redação no final. Com isso, vamos trabalhando também algo que é muito cobrado em concursos e é um ‘monstro’ para muita gente”, esclareceu.

Com os pais desempregados e sem experiência no mercado de trabalho, os exercícios de redação vão reforçar os estudos da também wapichana Jamili Peres, 18 anos, que pretende prestar vestibular. “Eu quero concluir o ensino médio, o curso de secretariado e pretendo estudar cada vez mais para fazer faculdade, me formar e ter o primeiro emprego”, relatou.

Capacitações itinerantes

 

Além de Amajari, a Escolegis itinerante esteve no município de Normandia, de 18 a 20 de novembro, com o curso de serviços gerais. Segundo Catarina Guerra, a previsão é a de que o programa seja ampliado em 2022.

“Estamos finalizando um ano com saldo positivo. Do que depender da gente, vamos expandir o programa, para que onde a Escolegis não esteja presente, possamos levá-la de forma itinerante. Estamos sempre monitorando os pedidos de cursos a partir de sugestões da população”, ressaltou.

Para obter mais informações ou solicitar as capacitações no interior do Estado, o contato com a Escolegis pode ser feito pelo site escola.al.rr.leg.br, pelo telefone (95) 98402-3402 ou ainda nas sedes localizadas na Avenida Venezuela, 1645, bairro Liberdade, e na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, Santa Luzia, ambas em Boa Vista.

Suellen Gurgel

SupCom

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas