HOMENAGEM
Câmara Municipal de Uiramutã recebe da Assembleia Legislativa Comenda Orgulho de Roraima

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa (ALE-RR) desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Uiramutã recebeu a Comenda Orgulho de Roraima, e os vereadores uma moção de aplausos. Para subsidiar as atividades legislativas municipais, de acordo com as normativas federais e estaduais, eles também receberam os manuais do vereador e do prefeito com leis atualizadas e modelos de documentos regimentais.

Os instrumentos foram confeccionados pelo CAM (Centro de Apoio aos Municípios), órgão vinculado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia, que presta assessoramento técnico e legislativo, treinamentos voltados aos recursos humanos, análise e diagnósticos dos setores sensíveis aos Executivos e Legislativos municipais.

Os parlamentares receberam ainda exemplares do “Parlamento em Revista – Edição Especial – Vereadores de Roraima”, publicação produzida pela Assembleia Legislativa em homenagem a todos os vereadores do Estado, mostrando a história de vida de cada um e a trajetória política. O material é ilustrado com imagens das Câmaras Municipais, bandeiras e informações dos 15 municípios roraimenses.

Apoio

Além de receber as homenagens, a comitiva de Uiraumtã composta pelo prefeito, Tuxaua Benísio (Rede); vice-prefeito, Jeremias Lima (Pros); a secretária de Educação, Darilene Souza Lima; e seis vereadores foram à Assembleia Legislativa em busca de apoio para os festejos natalinos e a tradicional festa de janeiro, que ocorre entre os dias 20 e 22.

“Recebemos a comissão trazendo algumas demandas ao Legislativo estadual para a realização das festas natalinas de Uiramutã. Assim como também recebemos o convite para participar dos festejos tradicionais do município em janeiro”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PCdoB).

O vice-prefeito espera que, com o apoio da ALE-RR, os festejos de rua suspensos em razão da pandemia voltem a ocorrer a partir de 2022. De acordo com ele, esse tipo de evento fomenta a cultura local e a economia.

“Nesta festa que estamos organizando, temos várias atividades, como futebol, motocross, teatro, apresentações artísticas e culturais da nossa região. Então, estamos pedindo uma contrapartida da Assembleia para o Natal e os festejos de janeiro, pois buscamos todas as parcerias para que juntos realizemos as melhores festas”, explicou Jeremias Lima.

Para o vereador Professor Ribamar (Pros), além de levar à ALE-RR as demandas da região, o encontro serviu para se manter bem-informado e por dentro das ações do Parlamento estadual. “Hoje, acompanhamos um pouco a realidade da Assembleia e do que está acontecendo com os nossos deputados”, comentou.

Texto: Suellen Gurgel

Foto; Alfredo Maia