Pular para o conteúdo

CAPACITAÇÃO
Equipe do Programa de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa participa de curso sobre migração

A equipe do Programa de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participou da capacitação “PerCursos: em defesa dos direitos humanos”, que ocorreu nessa quarta-feira (24) e quinta-feira (25), em Boa Vista.

O evento, promovido pelo Programa de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), discutiu ações e experiências sobre segurança e acesso à justiça para pessoas que atuam com Direitos Humanos na área de migração.

Nove integrantes do programa da ALE-RR participaram do evento, entre eles, a diretora, Socorro Santos. Ela explicou que o encontro irá fortalecer o trabalho exercido pelo programa junto aos migrantes que vivem em Roraima.

“O curso vai nos ajudar a integrar as ações dos nossos colaboradores em relação à pessoa migrante porque estamos trocando experiências e resultados que deram certo em todo o país. É muito importante estarmos aqui hoje”, explica Socorro.

Dentro do programa da ALE-RR, está inserido Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas (CPVTP) que atua no enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual em Roraima, um dos problemas na questão migratória. Contudo, para a diretora, o aprendizado oferecido pelo curso irá fortalecer também todas as outras ações ofertadas pelo programa.

“As experiências que trocamos aqui nos fortalecem como um todo, afinal, atuamos em várias frentes para além da questão migratória e ela é permeada também por outras questões que fazem parte da nossa atuação, como a questão indígena”, ressaltou a diretora.

Curso

A oficina foi realizada nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), na sede administrativa do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e contou com o apoio da Escola do Judiciário de Roraima (EJURR). O projeto “PerCursos: em defesa dos Direitos Humanos” é uma parceria entre o CDHIC e a Terra de Direitos.

O Centro atua em ações para ajudar na regularização de migrantes, além de proporcionar formação política e de informação para organizações que atuam em defesa dos direitos de migrantes em todo o país. Além de Boa Vista, a oficina já foi realizada em Manaus e São Paulo e será realizada em Belém nos próximos dias.

Programa

O Programa de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia é presidido pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), e atua para promover ações no Legislativo que envolvam questões relacionadas aos direitos humanos e à cidadania.

Dentro do escopo de atuação, estão o Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas (CPVTP); o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência (CAPD); Centro de Apoio e Assuntos Indígenas (CAAI) e o Centro de Incentivo às Mulheres na Política (CIMP).

Texto: Winicyus GonçalvesFoto: Jader SouzaSupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas