Pular para o conteúdo

PLANEJAMENTO
Audiência pública na Assembleia Legislativa discute desenvolvimento industrial em Roraima

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima vai debater o desenvolvimento industrial do Estado, na quinta-feira, 9 de dezembro, a partir das 15h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

Promovido pela parlamentar Angela Águida Portella (PP), o debate reunirá representantes do setor, do Executivo e do Poder Legislativo para trazer à tona os desafios e os estímulos necessários a fim de fortalecer o polo industrial vindouro, bem como serão esmiuçadas as ações realizadas pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento (Seplan).

“Na audiência, haverá uma prestação de contas por parte do planejamento do que já foi feito e resolvido. Ouviremos os representantes das empresas sobre as demandas, as necessidades, enfim, as empresas que estão sendo beneficiadas”, disse a parlamentar.

O papel central do Parlamento na proposição e aprovação de leis e políticas públicas que estimulem a cadeia produtiva, também estará em pauta, conforme esclareceu a deputada.

“Nós temos em Roraima um parque industrial, na BR-174, e estamos recebendo empresas de fora. Então, temos que nos organizar para recebê-las e nos atentarmos para o bom andamento das empresas que já estão aqui. Por isso, precisamos verificar se a legislação do nosso Estado está adequada e saber quais políticas públicas devem ser oferecidas”, disse Portella.

Essa também é a visão do titular da Seplan, Emerson Baú. Para ele, o Estado ainda tem que avançar, especialmente quanto à segurança energética e à infraestrutura, o que passa pelos trabalhos legislativos.

“Hoje, estamos resolvendo a questão energética, porque sem energia a indústria não funciona. Também precisamos avançar em termos de infraestrutura não só na capital, mas também no interior. Ainda destacamos as políticas de desenvolvimento com implementação de novas leis, a regularização das que já existiam e a atualização de várias normativas que possam facilitar o acesso dos empresários do setor industrial”, destacou.

Para ele, ao prestar esclarecimentos sobre os trabalhos da Seplan, espera-se aproximar a sociedade do processo de planejamento industrial.

“Esse é um momento muito importante, em que o governo, em parceria com a federação das indústrias, irá apresentar aos parlamentares e à sociedade a política de desenvolvimento industrial que foi estabelecida e está sendo estruturada dentro do Roraima 2030 [plano do governo para desenvolver o Estado em dez anos]”, concluiu.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Jader Souza/ Marley Lima/ Tiago Orihuela

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas