Pular para o conteúdo

INCENTIVO À CULTURA
Deputados aprovam PL que cria Selo de Qualidade Artesanal Indígena

Para atestar e incentivar o consumo de produtos indígenas, os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira (1º), o Projeto de Lei (PL) 155/2020, proposto pela deputada Yonny Pedroso (SD), que cria o Selo de Qualidade Artesanal Indígena.

O selo identifica a origem étnica do produto comercializado, em consonância com os princípios da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e de valorização da cultura, com o intuito de atestar a elaboração artesanal de qualidade, ecologicamente correta e sanitariamente segura, e a procedência estadual.

Prática comum em vários estados do país, a divulgação de produtos locais e/ou artesanais com selo de qualidade incentiva a economia e a cultura dos povos originários.

“Pensado com muito carinho, esse projeto foi solicitado pelo secretário do Índio, Marcelo Pereira, e vem justamente para fomentar a produção artesanal dos indígenas, fomentando a produção, o turismo dentro da comunidade indígena, gerando emprego, renda e valorizando a cultura”, disse Yonny Pedroso, ao pedir a aprovação da matéria em Plenário.

Para obter a certificação de autenticidade e procedência, o artesão depositará no órgão público competente, a ser definido em regulamento, um exemplar de cada um de seus produtos, acompanhado da descrição do material e das técnicas utilizadas.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas