Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA
Primeira reunião do Parlamento Jovem de Roraima discute estratégias para edição 2022

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Convivência da Juventude (CCJ), participou, nesta sexta-feira (3), da primeira reunião do programa Parlamento Jovem 2022, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed). O programa com nova roupagem será lançado em 16 de dezembro, às 9h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. O encontro aconteceu no auditório da Seed e contou com a presença de gestores de escolas públicas e técnicos da pasta.

 

Para o lançamento do programa, foram selecionadas apenas 12 escolas de Boa Vista, em função da pandemia de covid-19, mas a intenção é expandir o número de unidades participantes, inclusive do interior.  Cerca de 450 alunos devem participar da edição deste ano.

 

O diretor administrativo do CCJ, Márcio Boaventura, ressaltou a importância do evento na formação política e educação para a cidadania do estudante, e explicou como vão funcionar as etapas até a posse dos parlamentares jovens e a ida para a etapa nacional.

 

“Estamos definindo o planejamento das ações, pois haverá toda uma logística para recepção dos alunos. Com esse projeto, estamos envolvendo a juventude na discussão sobre o processo legislativo, como funciona e como de fato tudo isso influencia a vida do cidadão. Estamos tendo todo o apoio e presença do presidente [da Assembleia Legislativa], Soldado Sampaio, [PCdoB], nesse projeto. Tenho certeza de que será mais um sucesso”, salientou.

 

Vencedora de cinco edições, a Escola Estadual Major Alcides, no bairro Asa Branca, já prepara os 30 alunos que irão participar do evento. Cursos, palestras e debates sobre as funções legislativas, levando à reflexão, são algumas das aulas extracurriculares, conforme explica a gestora da unidade de ensino, Ana Ilza de Sousa Silva.

 

“Dentro da sala de aula, há um diálogo importante sobre política e a importância dela nas nossas vidas. Questionamos muito para tirar todas as dúvidas e todos os alunos participam desse bate-papo. Nossa comunidade vê com bons olhos o programa Parlamento Jovem e os próprios alunos também gostam muito. É um conhecimento a mais”, observou.

 

 

Parlamento Jovem

 

Em Roraima, a primeira edição do Parlamento Jovem ocorreu em 2013. Por meio do programa voltado aos estudantes do ensino médio das redes pública e particular, é possível adquirir experiências nas principais etapas do processo legislativo. A seleção dos 24 jovens parlamentares ocorre meses antes de iniciar a etapa nacional. Os escolhidos passam por capacitação na ALE-RR. Depois de eleitos pelos colegas, os deputados e deputadas jovens são preparados para exercerem seus mandatos e assim tornarem-se jovens protagonistas e multiplicadores.

 

 

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas